
Foto: Alexander Suhorucov – Pexels<\/p><\/div>\n
Empatia \u00e9 uma habilidade socioemocional, podendo ser definida como a capacidade de compreender os sentimentos de outras pessoas, colocando-se no lugar das mesmas, ao mesmo tempo em que entende que a experi\u00eancia \u00e9 vivida pelo outro.<\/p>\n
Dessa forma, a compreens\u00e3o emp\u00e1tica surge sem julgamentos, de qualquer ordem.<\/strong><\/p>\nSegundo defini\u00e7\u00e3o do dicion\u00e1rio Aur\u00e9lio, empatia \u00e9:<\/p>\n
\u201cUma resposta afetiva vic\u00e1ria a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva positiva \u00e0 situa\u00e7\u00e3o de outra pessoa e n\u00e3o \u00e0 pr\u00f3pria situa\u00e7\u00e3o.\u201d<\/p><\/blockquote>\n
\u00c9 v\u00e1lido salientar que empatia n\u00e3o \u00e9 a mesma coisa que simpatia.<\/strong><\/p>\nSimpatia, por sua vez, pode ser definida como uma rela\u00e7\u00e3o exterior com o outro, ou seja: \u00e9 o que sentimos sobre os sentimentos ou atitudes de outra pessoa e o que transmitimos a ela sobre isso.<\/p>\n
A diferen\u00e7a \u00e9 que a empatia, portanto, \u00e9 mais interior, intr\u00ednseca ao ser humano, sendo um fator de aprimoramento dos relacionamentos interpessoais.<\/p>\n
Empatia no trabalho<\/h2>\n
Foto: Pressfoto – Freepik<\/p><\/div>\n
A empatia \u00e9 fator de extrema import\u00e2ncia dentro do mercado de trabalho.<\/p>\n
Segundo um relat\u00f3rio de 2021 da CX Trends Report, quase 50% dos clientes de empresas esperam empatia da parte dos agentes de relacionamento.<\/strong><\/p>\nA pesquisa \u201cO estado da empatia no ambiente de trabalho em 2018\u201d revelou que 96% das pessoas entrevistadas afirmaram que a empatia \u00e9 uma qualidade essencial para os neg\u00f3cios.<\/strong><\/p>\nEssa habilidade socioemocional (soft skill) favorece um relacionamento interpessoal saud\u00e1vel entre a equipe dentro da empresa, aumento \u00edndices de produtividade e comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
\u00c9 o que diz o relat\u00f3rio Empathy Monitor, de 2017, quando afirma que a empatia tem impacto direto na lealdade, engajamento dos funcion\u00e1rios e lealdade.<\/strong><\/p>\nVejamos mais sobre a import\u00e2ncia dessa habilidade no trabalho.<\/em><\/p>\nQual a import\u00e2ncia da empatia no trabalho<\/h2>\n
Foto: Freepik<\/p><\/div>\n
Como j\u00e1 foi dito anteriormente, a empatia \u00e9 uma soft skill<\/em>, ou seja, uma compet\u00eancia socioemocional fundamental para estabelecer um conv\u00edvio equilibrado nas rela\u00e7\u00f5es dentro do ambiente corporativo.<\/p>\nO desenvolvimento da empatia dentro da equipe leva os colaboradores a se sentirem mais seguros e valorizados, al\u00e9m de estimular o respeito e admira\u00e7\u00e3o entre o grupo.<\/strong><\/p>\nSegundo o estudo \u201cStart of Workplace Empathy Study\u201d, mais de 90% dos colaboradores, profissionais de RH e CEOs afirmam que a empatia \u00e9 importante nas empresas.<\/strong><\/p>\nEla gera\u00a0aumento na produtividade e motiva\u00e7\u00e3o das equipes, o que, inevitavelmente, produz um retorno financeiro positivo.<\/p>\n
Al\u00e9m do aumento da produtividade e motiva\u00e7\u00e3o, a empatia pode promover no ambiente de trabalho:<\/p>\n
\n- Redu\u00e7\u00e3o do absente\u00edsmo;<\/li>\n
- Aumento da comunica\u00e7\u00e3o na equipe, alavancando o trabalho em grupo;<\/li>\n
- Diminui\u00e7\u00e3o de reclama\u00e7\u00f5es e brigas, pois num ambiente de trabalho emp\u00e1tico, o di\u00e1logo \u00e9 primordial;<\/li>\n
- Diminui\u00e7\u00e3o do uso de redes sociais durante o expediente, pois um ambiente saud\u00e1vel gera est\u00edmulo e acolhimento;<\/li>\n
- Aumento da participa\u00e7\u00e3o e interesse dos colaboradores em reuni\u00f5es, e muito mais!<\/li>\n<\/ul>\n
Sinais da falta de empatia no trabalho<\/h3>\n
Foto: Yanalya – Freepik<\/p><\/div>\n
Vejamos alguns sinais da falta de empatia no ambiente de trabalho:<\/p>\n
\n- Conflitos e brigas constantes, aumentando, assim, o \u00edndice de turnover, pois as pessoas preferem trabalhar em outros lugares;<\/li>\n
- A falta de empatia gera a aus\u00eancia de v\u00ednculos dentro da empresa, o que gera a impossibilidade de reconhecimento de problemas que possam interferir na produtividade;<\/li>\n
- Tratamento inadequado com clientes: se o ambiente \u00e9 emp\u00e1tico, os colaboradores se esfor\u00e7am para fazer um tratamento diferenciado positivamente;<\/li>\n
- Absente\u00edsmo e falta de comprometimento com projetos de longa dura\u00e7\u00e3o;<\/li>\n
- Profissionais com falta de interesse em desenvolver seu crescimento profissional na empresa em que trabalham;<\/li>\n
- Falta de paci\u00eancia no tratamento com a equipe;<\/li>\n
- Dificuldade para cumprir hor\u00e1rios e prazos;<\/li>\n
- Aus\u00eancia constante e desinteresse em participar de reuni\u00f5es.<\/li>\n<\/ul>\n