{"id":200100,"date":"2022-04-12T00:00:23","date_gmt":"2022-04-12T03:00:23","guid":{"rendered":"https:\/\/guiadaalma.com.br\/?p=200100"},"modified":"2024-08-08T20:08:30","modified_gmt":"2024-08-08T23:08:30","slug":"feedback-construtivo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/stg.guiadaalma.com.br\/feedback-construtivo\/","title":{"rendered":"Feedback construtivo nas empresas: dicas de comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o-violenta!"},"content":{"rendered":"
Comunicar um feedback construtivo, ou lidar com os recebidos feedback negativos, pode ser um desafio!<\/p>\n
Tanto para quem d\u00e1, quanto para quem recebe: existe uma expectativa emocional.<\/em><\/p>\n A verdade \u00e9 que, se dado de maneira construtiva, e administrado com autoconhecimento, o feedback pode ser uma excelente ferramenta de crescimento profissional.<\/p>\n Ent\u00e3o, vamos\u00a0entender melhor o que significa feedback construtivo e como ele pode ser \u00fatil para a sua empresa?<\/em><\/p>\n Continue lendo este artigo e saiba mais. Boa leitura!<\/p>\n Foto: MangoStar_Studio – istock<\/p><\/div>\n Na cultura organizacional brasileira, poucas empresas costumam utilizar de forma positiva a ferramenta do feedback<\/strong> na avalia\u00e7\u00e3o de desempenho dos seus colaboradores.<\/p>\n O feedback \u00e9 justamente uma oportunidade de retorno do l\u00edder com o colaborador, de como anda o progresso no mesmo dentro da empresa.<\/strong> E vice-versa!<\/em><\/p>\n Muitas vezes, essas conversas podem ser raras e isso mesmo porque n\u00e3o somos habituados a sermos \u201capontados\u201d<\/em> por aquilo que fazemos de certo ou de errado em nenhum lugar.<\/p>\n Por\u00e9m, quando administrado de forma positiva e engajada, ou seja, quando utilizado pelo vi\u00e9s construtivo, ainda que haja falhas apontadas, existe o direcionamento para a melhoria e a adequa\u00e7\u00e3o das corre\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias.<\/em><\/p>\n Mas as pessoas, de uma maneira geral, influenciadas pela falta de h\u00e1bito, n\u00e3o recebem a observa\u00e7\u00e3o avaliativa com tranquilidade e isso acaba por gerar altos \u00edndices de estresse no ambiente corporativo.<\/p>\n O fato \u00e9 que tanto para quem d\u00e1, quanto para quem recebe, existe uma expectativa em conseguir gerenciar o estado emocional, apenas para quando o vi\u00e9s \u00e9 positivo.<\/p>\n Ou seja, l\u00edderes, gestores e colaboradores que recebem o feedback positivo acabam demonstrando um maior engajamento e uma facilidade na administra\u00e7\u00e3o da produtividade.<\/p>\n Ent\u00e3o, como agir em caso de um feedback negativo? <\/em><\/p>\n A resposta \u00e9 administrar o autoconhecimento e trabalhar a intelig\u00eancia emocional no trabalho<\/a>,<\/strong> pois \u00e9 uma ferramenta capaz de aumentar seus \u00edndices de autoconfian\u00e7a, sem levar a situa\u00e7\u00e3o para o lado pessoal.<\/em><\/p>\n Foto: nensuria – istock<\/p><\/div>\n Quanto mais cultivada a import\u00e2ncia do feedback dentro das equipes, maior ser\u00e1 o sucesso alcan\u00e7ado pelo neg\u00f3cio.<\/p>\n O feedback construtivo fortifica o elemento humano, corrigindo as falhas pontualmente e direcionando a melhoria do ambiente como um todo.<\/p>\n E uma das grandes formas de se cultivar essa relev\u00e2ncia, principalmente neste momento de trabalho h\u00edbrido<\/a> e remoto, \u00e9 pontuando o di\u00e1logo de gestores, l\u00edderes e equipe, trazendo uma abertura, incluindo o feedback como uma ferramenta de import\u00e2ncia para o crescimento de todos.<\/p>\n Portanto, quanto mais engajado for o time, dentro da integra\u00e7\u00e3o de como se podem perceber dentro das an\u00e1lises dadas pelo feedback, menor ser\u00e1 o vi\u00e9s do impacto emocional dentro das organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Para isso \u00e9 preciso que haja esfor\u00e7o m\u00fatuo de todas as pessoas envolvidas, para enviar e recepcionar as informa\u00e7\u00f5es avaliativas, de forma construtiva.<\/em><\/p>\n O feedback deve ser encarado como uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento profissional dos colaboradores, l\u00edderes e gestores,<\/strong> pois s\u00f3 assim conseguir\u00e1 ser desmistificado e sair, muitas vezes, do quadro de vil\u00e3o da hist\u00f3ria.<\/p>\n Foto: SDI Productions – istock<\/p><\/div>\n A partir do momento em que as pessoas tomam consci\u00eancia da necessidade do seu enfoque para o autoconhecimento, a vis\u00e3o do feedback dentro do ambiente corporativo tende a melhorar.<\/p>\n De igual forma, evitando problemas maiores, como o reconhecimento pr\u00e9vio da s\u00edndrome de burnout<\/a>, por exemplo.<\/p>\n Se o indiv\u00edduo se v\u00ea com mais autoconfian\u00e7a, com mais amor pr\u00f3prio, enxerga se o caminho atual est\u00e1 sendo dif\u00edcil e disp\u00f5e de ferramentas para lhe auxiliar <\/em>nessa jornada, entendendo que nem sempre se consegue enfrentar situa\u00e7\u00f5es turbulentas solitariamente – <\/em>ele ir\u00e1 lidar com outro olhar sob o feedback recebido.<\/strong><\/p>\n Pois assim, compreender\u00e1 as necessidades de se fortalecer para conseguir agir de forma mais assertiva dentro do espa\u00e7o organizacional e, tamb\u00e9m, em seu espa\u00e7o pessoal.<\/p>\n Para tanto, os l\u00edderes e gestores devem se mostrar atentos e agir com empatia.<\/strong><\/p>\n Geralmente as falhas ocorrem diante do momento de fragilidade que o colaborador enfrenta, e n\u00e3o por simples neglig\u00eancia.<\/em><\/p>\n Ao se permitirem a ter esse olhar aprofundado, l\u00edderes e gestores poder\u00e3o j\u00e1 incluir na perspectiva do feedback o aconselhamento dos colaboradores a buscarem ajuda especializada.<\/p>\n Ou seja, atendimento terap\u00eautico, validando ainda mais a confian\u00e7a e o respeito que o ambiente organizacional espera que se tenha.<\/p>\n Foto: SDI Productions – istock<\/p><\/div>\n Embora a ferramenta do feedback siga a tend\u00eancia vertical, ou seja, a hierarquia de cima leva a outro degrau as informa\u00e7\u00f5es de seu desempenho, \u00e9 necess\u00e1rio que haja, entre as equipes, um enriquecimento do di\u00e1logo na horizontal.<\/strong><\/p>\n Apesar de l\u00edderes e gestores direcionarem a avalia\u00e7\u00e3o aos colaboradores, a empatia, a sensibilidade e a clareza devem andar lado a lado na comunica\u00e7\u00e3o da equipe.<\/strong><\/p>\n Se as pessoas enfrentam dificuldades na gest\u00e3o da comunica\u00e7\u00e3o organizacional, devem buscar meios de trabalhar o di\u00e1logo.<\/p>\n Novos l\u00edderes, novos gestores e novos colaboradores tendem a ter essa dificuldade, tendo em vista que encaram desafios recentes com os postos de trabalho.<\/p>\n Portanto, se voc\u00ea identifica vulnerabilidade em se abrir por estar ocupando um novo lugar na organiza\u00e7\u00e3o, fortale\u00e7a seu di\u00e1logo interno e externo.<\/strong><\/p>\n E, sendo necess\u00e1rio, pe\u00e7a ajuda terap\u00eautica para o momento, pois pode ser algo transformador na sua experi\u00eancia de trabalho!<\/p>\n Quer seja no ambiente pessoal e no ambiente profissional, as conversas dif\u00edceis s\u00e3o extremamente necess\u00e1rias para haver o esclarecimento de todas as situa\u00e7\u00f5es.<\/strong><\/p>\n E o fato de ser dif\u00edcil n\u00e3o quer dizer que seja um momento em que o fator humano seja afetado, pois podemos direcionar o di\u00e1logo para a maior clareza poss\u00edvel, sem que haja impacto emocional negativo da pessoa que recebe.<\/p>\n \u00c9 por isso que o treinamento de l\u00edderes<\/a> com a comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o-violenta favorece o impacto emocional <\/strong>exigido pelo feedback, apoiando-se nos quatro passos de realiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Uma vez que o feedback seja estruturado em dados levantados, n\u00e3o h\u00e1 o julgamento do profissional em si.<\/p>\n Quanto mais clareza entre o que foi feito ou deixado de fazer, menor ser\u00e1 o impacto emocional de quem recebe a devolutiva.<\/p>\n O que permite uma maior empatia \u00e9 colocar a forma de como a pessoa que entrega o feedback se sente diante do que foi cumprido ou n\u00e3o, uma vez que se demonstre a sensibilidade dentro dessa posi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Al\u00e9m de expor seus sentimentos, reconhecer o que se espera da situa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m o aproxima do canal da empatia.<\/p>\n Lembrando sempre de colocar a necessidade da atividade em si, da quest\u00e3o totalmente profissional.<\/p>\n Sem exig\u00eancias, mas se colocando da forma mais emp\u00e1tica poss\u00edvel \u00e9 a maneira que melhor se pode solicitar o que precisa ser feito, assim como as medidas necess\u00e1rias para os pr\u00f3ximos passos.<\/p>\n Faz sentido para voc\u00ea?<\/em> Agende uma sess\u00e3o de Terapia<\/a> no Guia da Alma\u00a0\ud83d\ude42<\/p>\n Foto: Farknot_Architect – istock<\/p><\/div>\n Vejamos agora exemplos na pr\u00e1tica de como esses feedbacks acontecem de maneira construtiva, ou n\u00e3o!<\/em><\/p>\n Para encerrar, uma reflex\u00e3o de Bren\u00e9 Brow, no livro The Call to Courage, que diz:<\/p>\n \u201cTemos a responsabilidade de nos expor, admitir nossas emo\u00e7\u00f5es no trabalho e nos envolver nas conversas dif\u00edceis. L\u00edderes corajosos n\u00e3o se calam diante das coisas dif\u00edceis. Nosso trabalho \u00e9 escavar o n\u00e3o dito.\u201d<\/p><\/blockquote>\n Se voc\u00ea \u00e9 gestor de uma equipe ou at\u00e9 mesmo colaborador, que tal aprofundar os seus estudos individuais sobre autoconhecimento?<\/em><\/p>\n
\nO que \u00e9 um feedback construtivo?<\/h2>\n
A import\u00e2ncia do feedback construtivo dentro das empresas<\/h2>\n
O feedback construtivo como ferramenta de autoconhecimento dos colaboradores<\/h2>\n
Como dar feedback construtivo? 4 dicas de comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o-violenta<\/h2>\n
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1. Observe sem julgamentos<\/h3>\n
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2. Exponha seus sentimentos<\/h3>\n
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3. Reconhe\u00e7a as necessidades de seu colaborador<\/h3>\n
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4. Entregue o pedido com empatia<\/h3>\n
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Dicas extras para dar um feedback construtivo<\/h3>\n
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Feedback positivo e negativo: exemplos pr\u00e1ticos<\/h2>\n
Feedback com comunica\u00e7\u00e3o violenta<\/h3>\n
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Feedback com comunica\u00e7\u00e3o n\u00e3o-violenta<\/h3>\n
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