A aplicação de técnicas de hipnose vem sendo usadas como ferramentas terapêuticas. Sendo assim a hipnoterapia é utilizada como auxílio para ajuadar em alguns transtornos mentais e físicos, também para combater hábitos e sentimentos indesejáveis.
Esses indesejáveis problemas são causados por eventos do passado dos quais as pessoas, muitas vezes, nem se lembram do ocorrido. O hipnoterapeuta pode ajudar a identificá-los e ajudar o paciente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter qualidade de vida.
A hipnoterapia é baseada em um conjunto de técnicas conduzidas por profissional especializado que visam ampliar a consciência do paciente através de concentração focada e relaxamento.
Descubra como a Hipnose pode trazer resultados surpreendentes para a sua vida.
Você pode
se sentir melhor dos transtornos de ansiedade, estresse, ataques do pânico ou depressão.
Controlar ou ******** sintomas físicos de origem psicoemocional.
******** fobias a animais, aviões, a carros, provas ou concursos, entre outras.
Melhorar sua relação com entes queridos, dos quais é necessária uma reaproximação, ou lidar com o luto.
Libertar-se de relacionamentos abusivos ou melhorá-los com vistas a aumentar sua autoconfiança e poder pessoal.
Reduzir ou ******** pensamentos de tragédia, ou mesmo com viés suicida.
Construir a sua melhor versão, libertando-se de travas mentais que estejam te impedindo de viver seu verdadeiro potencial.
Há uma possibilidade de a hipnoterapia ser exatamente o que você está procurando.
Os resultados obtidos, geralmente, são mais efetivos e rápidos que outros métodos convencionais. Isso porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente e trata o transtorno direto em sua origem.
O estado hipnótico ao qual chega o indivíduo durante as sessões fazem com que ele consiga quebrar padrões limitadores, mudar crenças e, consequentemente, modificar seu comportamento.
A hipnose é um estado alterado de consciência que possibilita o acesso ao subconsciente, no qual se encontram emoções, sentimentos, hábitos e memórias de longo prazo que as pessoas não podem controlar no nível consciente.
E um sistema chamado de Modelo da Mente.
Conforme esse sistema, a mente é dividida em três partes: inconsciente, consciente e subconsciente.
A mente inconsciente é instintiva e tem a função de regular a fisiologia para a manutenção da sobrevivência das pessoas.
Para tanto, ela controla o sistema nervoso autônomo e o sistema imunológico. Também é responsável pelas reações automáticas de defesa, como a descarga de adrenalina para reagir a ameaças.
A mente consciente está relacionada à região do córtex pré-frontal, que rege os pensamentos e a consciência. Ela tem quatro estruturas de funcionamento.
Uma dessas estruturas é a memória funcional (de curto prazo), que tem espaço limitado por isso, armazena só aquilo que é mais importante e precisa ser lembrado sem esforço.
É na mente subconsciente que vive a pessoa real e toda sua essência (e também onde acontece a hipnose). Essa é a mente que sente e funciona como um computador que vem zerado, sem nenhum programa instalado, quando o indivíduo nasce.
Com o passar dos anos, no entanto, as experiências de vida se transformam em programações mentais que dirigem o comportamento de cada um. A razão pela qual nem sempre os seres humanos operam como gostariam está relacionada ao fato de que alguns desses programas instalados não são os ideais.
Incluem, ainda, os hábitos, que se desenvolvem por repetição e podem ser classificados em bons, neutros e ruins; e as emoções, que estão acopladas a cada uma das experiências vivenciadas.
Quando a mente subconsciente considera necessário, as emoções são utilizadas juntamente com as memórias. O que leva a quarta e mais forte função da mente subconsciente: a autopreservação.
Por exemplo, se o subconsciente aprendeu que estar mediante uma situação de exposição é algo ameaçador, pois, na primeira vez que a pessoa passou por essa experiência, sentiu muito medo, cada vez que ela passar por situações similares na vida adulta, como falar em público, sua mente vai emitir um alerta de perigo. Imediatamente, será liberada uma emoção que vai impedi-la de se expor.
A ociosidade é a última função da mente subconsciente e, assim como a autopreservação, é herança ancestral dos seres humanos. Como, no passado, o alimento era escasso, a mente percebeu que era uma boa estratégia economizar energia evitando qualquer tipo de mudança. O problema disso é que ela mantém os mesmos padrões, sejam bons ou ruins. Por isso, é tão difícil manter a dieta ou começar a academia.
O sistema representacional Modelo da Mente tem mais um integrante, sendo o fator crítico, uma espécie de guardião localizado na mente consciente cuja função é decidir qual sugestão pode ou não entrar no subconsciente.
Ele verifica quais sugestões são congruentes e similares com as programações que já estão ali. Afinal, elas só estão ali porque foram consideradas como algo coerente e verdadeiro.
Dessa forma, o fator crítico aceitará cada vez mais sugestões parecidas com a programação existente no subconsciente, independentemente se forem boas ou ruins, e fará de tudo para recusar informações contrárias.
“Hipnose é o fenômeno de atravessar o fator crítico da mente consciente e estabelecer no subconsciente um pensamento ou sentimento exclusivo e aceitável para o sujeito“.
Para que a hipnoterapia funcione, portanto, é preciso driblar o fator crítico para acessar as `memórias mais emoções’ que geraram programações que a pessoa não quer ter mais. Isso é feito durante a sessão por meio da dessensibilizarão, ressignificação e psico educação.
A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo. No entanto, a hipnose pode não ser apropriada para pessoas com transtornos mentais graves (como transtornos dissociativos).
Mas, para pessoas comuns, a hipnoterapia não é um procedimento perigoso. Não é controle da mente ou lavagem cerebral. Um terapeuta não pode fazer uma pessoa fazer algo perigoso ou qualquer outra coisa que ela não queira fazer. O maior risco é que memórias falsas podem ser potencialmente criadas, geralmente com resultado de sugestões não intencionais ou de perguntas dirigidas pelo psicoterapeuta.
Durante uma sessão com o hipnoterapeuta guia o paciente a um estado de relaxamento profundo, permitindo o acesso aos recursos internos necessários para promover mudanças significativas em suas sensações, percepções, pensamentos e comportamentos em direção a um objetivo específico.
Isso pode levar, por exemplo, a auxiliar o seu cliente a compreender os conflitos e emoções que possam estar causando vários dos seus sintomas físicos ou psicológicos.
A psicoterapia, proporcionando alívio rápido dos sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
A hipnoterapia é uma prática indicada para pessoas que estão em tratamento de transtornos psicológicos ou comportamentais, mas pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse.
Um método relativamente novo, a hipnoterapia é utilizada como uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com problemas diários ou para superar questões psicológicas e pode ter uma série de benefícios. Por isso, o Correio conversou com especialistas a fim de entender como esse método funciona e como pode ajudar no dia a dia das pessoas.
E sempre bom lembrar que a hipnoterapia funciona como um tratamento e que não tem número máximo ou mínimo de sessões. “O número de sessões de hipnoterapia necessárias pode variar caso a caso, mas, em geral, a quantidade de sessões depende da gravidade do problema e da resposta individual. Todavia, é preciso procurar o profissional certo, qualificado e com experiência para ter sessões bem-sucedidas.
A Hipnose Clínica ou, hipnoterapia, é uma técnica psicoterapêutica usada para comunicar com a parte profunda da mente, o chamado inconsciente.
É uma técnica segura usada com a intenção de gerar novos comportamentos e obter o controle voluntário de reações involuntárias, como, por exemplo, a redução da tensão arterial, a produção ou diminuição de hormônios, diminuição ou aumento da sensibilidade, e a modificação de pensamentos e crenças disfuncionais, como nos casos de fobias e perturbações de pânico.
A hipnose é um estado modificado de consciência. Embora o corpo possa relaxar, a mente continua ativa e processando muitas informações.
Estar em hipnose é estar num estado natural, que espontaneamente nos acontece em vários momentos do quotidiano. Durante a hipnose a pessoa não fica inconsciente, como se estivesse a dormir. Provavelmente, vai lembrar-se de tudo o que aconteceu. Vai ouvir o que o terapeuta diz e pode decidir seguir a sugestão, ou não.
Entrar em hipnose é entrar num estado natural idêntico ao do sonho acordado, portanto não é dormir.
Ultrapassar os seus traumas, e melhorar o seu estado de humor só é possível num local onde pode falar dos seus problemas com um profissional, num ambiente seguro e confidencial, onde pode partilhar com segurança e livremente as suas dificuldades e preocupações, sem preconceitos ou juízos de valor.
Só acontece na sessão o que você quer que aconteça, o quanto você deseja que a mudança seja feita no seu interior, O terapeuta nada pode se você não se permitir a se encontra com o melhor de você.
Questione sempre! Nunca fique em uma só opinião. Fique à vontade para pesquisar sempre que tiver dúvidas. Este resumo longo, mas ainda assim e básico.
Sobre Nina Yoneda.
A maior parte da minha vida até o presente momento eu vivi no oriente Japão. Onde eu tive o encontro com meu despertar espiritual. E estudos na área.
Psicoterapeuta Holística, espiritualista, universalista, com uma forte ligação com os irmãos (SERES) ELEMENTAIS DA NATUREZA. Eu estou neste trabalho, que também e a minha missão de vida, o meu caminhar para a evolução espiritual, conto com um passo de cada dia nesta estrada, o meu propósito de vida, quando eu ajudo o meu irmão na luz a se conectar com o melhor de si. Vencer os seus obstáculos, medos, desafios, as suas emoções e limitações e todos os tipos de bloqueios que as impedem de ter uma vida saudável, plena, leve, com muita prosperidade e a magia das poesias Divinais. As maravilhosas felicidades que o Todo o nosso Criador nos deixou para se realizar nas suas essências.
A minha religião?
Eu costumo dizer todas e nenhuma. E ouvi o querido Wagner Borges falando numa palestra e percebi ter a ver com o que eu pensava também. E segui com este lema. E completo com:
A Natureza a mente humana os reinos animais, vegetal mineral. O melhor de mim o melhor do meu semelhante. O melhor de tudo que a no planeta. O melhor de todas as energias.
**Na luz encontramo-nos *Na luz somos irmãos *Na luz abraçamo-nos **
**A Divindade que está em mim, salde a divindade que está em você. **
**Paz e Luz. (Eu espero por você no nosso encontro na nossa jornada. Até breve.) **
Detalhes
Duração | 1 hora |
---|