Como a respiração ajuda a amenizar a Ansiedade?

É possível amenizar a ansiedade através da respiração? Sim! Aprenda o passo a passo de como fazer a técnica de Respiração Coronária!
Um artigo da Eyhe – plataforma de apoio emocional e evolução pessoal.
Em algum momento da sua vida você já a conheceu e pode ser caracterizada por uma sensação profunda de insegurança: a ansiedade.
Ela pode dominar a nossa mente quando o sentimento de insegurança, medo e insuficiência tomam conta. Por isso, temos que tentar amenizá-la!
Se a ansiedade é frequente, cada vez mais ela vai influenciando o nosso desempenho e isso nos prejudica diretamente, pois, podemos deixar nossos afazeres de lado ou acabar cancelando todos.
O tratamento deve ser imediato, pois, a ansiedade pode desencadear outras doenças, como: Úlceras, gastrite, cefaléia, hipertensão e também pode desenvolver doenças psiconeurológicas e psicooncológicas.
Existem algumas formas de amenizar a ansiedade, e hoje iremos aprender sobre como a respiração pode ajudar:
A respiração
Como todos sabemos, a respiração é uma atividade involuntária que, quando treinada, pode ser ótima para o nosso desenvolvimento. Pois, a partir da respiração, conseguimos perceber a ansiedade.
Quando estamos ansiosos a nossa respiração fica mais rápida e curta, por isso, muitas vezes podemos sentir falta de ar. Tudo isso faz com que o corpo mande o comando de necessidade de mais oxigênio para o cérebro.
Para auxiliar na normalização da oxigenação, devemos tornar a nossa respiração consciente, pois, é desta forma que conseguirmos trazer a nossa atenção para o momento presente.
Os benefícios da respiração
Com a prática da respiração consciente, conseguimos reconhecer o poder da respiração, pois é assim que alcançamos um equilíbrio que nos ajuda no momento de nos acalmar.
Os benefícios não param por aí! Quando praticamos de forma correta, tiramos o dominante que está nos estressando, assim, conseguimos trazer a atenção para o presente, o que contribui para a oxigenação do cérebro e potencializa o efeito calmante.
A partir disso, todos podemos concordar que a respiração é uma prática poderosa! Que soma muito em nosso dia a dia, se for praticada da forma correta, claro.
Agora veremos uma técnica que pode auxiliar na consciência respiratória e como praticá-la:
Respiração Coronária
Para a concepção do Yoga antigo, Pranayama é o aumento da bioenergia do corpo por meio do movimento respiratório consciente e estruturado.
A técnica de respiração coronária traz muitos benefícios para o corpo humano! Ela ajuda no relaxamento profundo do sistema nervoso, acalma a mente e também contribui para prevenir o estresse.
Respiração Coronária: Como fazer?
Você pode optar em deitar ou sentar. Independente da forma que escolher, você deve estar confortável e com a coluna ereta.
O método consiste em controlar o fluxo de inspiração e expiração, inspirando em um tempo e expirando no dobro desse tempo. Por exemplo, inspirar por 3 segundos e expirar em 6 segundos.
Com o tempo, você poderá aumentar o tempo de inspiração e expiração, mas sempre mantendo a expiração sendo o dobro da inspiração.
Importante: a respiração é feita somente pelo nariz e o ar é levado para a região do abdômen!
A prática da respiração coronária também pode ser usada antes de iniciar uma meditação, pois ajuda a acalmar a mente.
- Continue lendo o artigo para ver o passo a passo de como fazer esta respiração. Mas antes, alguns pontos importantes:
Foco no presente!
O ideal é que a técnica persista por no mínimo 5 minutos, se considerar necessário, pode fazê-la por mais tempo. Mantenha seu foco no presente, através da percepção do ar entrando e saindo pelas narinas. Sinta o toque do ar nas paredes internas das narinas.
Todos sabemos que inúmeros pensamentos passam pela nossa cabeça durante o dia, neste momento, não será diferente. Então, quando perceber que a mente divagou, simplesmente retome a consciência da respiração e se mantenha atento na técnica, contanto os segundos inspirando e os segundos expirando.
Independente de quantas vezes você se dispersar, lembre de voltar a concentração e continue respirando. Com o mínimo de cinco minutos e com o foco no presente, o seu estado mental vai mudar rapidamente.
Outras maneiras de lidar com a ansiedade
Existem outras atividades que também podem ajudar no momento de amenizar a ansiedade. Sendo elas: yoga, meditação, atividades físicas e outras.
A Yoga é uma atividade que está ligada diretamente com técnicas de relaxamento e respiração. Ela pode te beneficiar com a harmonização da respiração, com o fortalecimento dos músculos, o estímulo do sistema endócrino, responsável pelos hormônios. Contribui também com a aptidão física, aumentando a força e a flexibilidade.
Praticar a meditação é aperfeiçoar a concentração, o que beneficia a criatividade, o equilíbrio emocional e também contribui na melhora da memória.
Praticando ela a cada dia, você consegue conquistar ainda mais o seu corpo e mente de uma forma mais leve e harmoniosa.
Realizar exercícios físicos ajudam na produção da endorfina, o hormônio que é responsável pela alegria e pelo bem-estar. O que contribui para o aumento da autoestima, ajuda na qualidade do sono e também ajuda a lidar com o estresse.
Yoga para iniciantes
A vida de quem pratica o Yoga muda totalmente na primeira prática!
“O meu primeiro contato com o Yoga foi no início de 2015 e posso dizer que foi amor à primeira prática! Com o decorrer do tempo mantendo uma prática contínua, pude perceber inúmeros benefícios no meu corpo e no meu estado mental.” Este é um depoimento de um especialista do Yoga, Thiago Ruaro, de 26 anos.
Ele pratica Yoga todos os dias e as vantagens são incontáveis!
Benefícios do Yoga para o corpo
Thiago ressalta também “Meu corpo se tornou mais forte, saudável e flexível, até meu sistema digestivo obteve benefícios com a prática! Desenvolvi muita consciência corporal e melhorei a minha postura também.”
- Leia também: Yoga e as glândulas que auxiliam na sua saúde
Benefícios do Yoga para a mente
Às vezes, passamos por situações difíceis de lidar e meio à isso, precisamos aprender lidar com a nossa mente. E o Yoga ajuda muito nisso! Leia o que Thiago comenta sobre os benefícios do Yoga para a mente: “A minha mente se tornou mais serena e menos reativa. Hoje, percebo que apesar dos diversos desafios que
surgem no dia a dia, eu consigo enfrentar de uma forma mais tranquila e organizada.
A diferença da prática do Yoga no dia a dia
Com os afazeres do dia a dia, podemos nos entreter com outras atividades e deixar a prática de lado, mas é evidente a diferença entre os dias que praticamos e dias que não praticamos.
Thiago nos traz um exemplo ótimo: “Claro que estou longe da perfeição e minha mente ainda oscila muito. Mas é nítida a diferença entre as semanas em que consigo manter a minha rotina de práticas de yoga, respiração consciente e meditação, daquelas semanas em que sou engolido pela bagunça do dia a dia e não tiro o tempo para cuidar de mim mesmo.”
A respiração Coronária indicada pelo especialista
Para te ajudar a amenizar a ansiedade, o especialista Thiago Ruaro reforça a prática da respiração Coronária:
“Um resultado que podemos perceber rapidamente com a prática da Respiração Coronária é a relação direta entre o fluxo respiratório e o fluxo mental. Quanto mais agitada e alta (região do peito) está a nossa respiração, mais agitada está nossa mente. Quanto mais serena, profunda e baixa (região do abdômen) está nossa respiração, mais tranquila está nossa mente. E o legal é que isso acontece tanto de forma natural, quanto de forma induzida conscientemente.”
Aprenda como praticar a Respiração Coronária:
O diálogo também é uma ótima alternativa!
Para ajudar no momento de amenizar a ansiedade, o diálogo é uma ótima escolha! Pois, quando conversamos, falamos sobre as nossas emoções e sentimentos, o que nos proporciona o alívio e a leveza de compartilhar tudo que está dentro de nós.
Às vezes não nos sentimos confortáveis em conversar com pessoas próximas pelo medo de sermos julgados. Mas, existe o Eyhe: uma plataforma de suporte emocional e evolução pessoal, onde você encontra pessoas que já superaram grandes desafios e hoje estão dispostas a ouvir, acolher e inspirar! Claro, sem julgamentos e muita empatia. Agora só depende de você!
Lembre-se de não cobrar a perfeição logo nas primeiras vezes que for realizar a prática. Quanto mais praticamos, mais aperfeiçoamos, então tenha calma. Temos que viver um dia de cada vez quando colocamos algo novo em nossa rotina, pois faz parte da adaptação.
O objetivo é alcançar o equilíbrio, então qualquer coisa que te afaste, evite. Se esforce e confie em você!
Agende uma sessão de Meditação!
Terapeutas Guia da Alma estão te esperando!