Orixá Xangô: o deus da Justiça e do fogo!

Conheça a história, qualidades e orientações do Orixá Xangô e toda sua energia de Justiça!
Neste artigo vamos nos basear nas tradições antigas, nas culturas do povo preto e das religiões de matriz africana.
Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Orixás: uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!
Índice
Quem é Orixá Xangô

Ilustrações de Orádia Porciúncula
É comum as pessoas buscarem informações e orientações aos Orixás. A intenção é sempre, nos prepararmos e sintonizarmos com o arquétipo daquele orixá.
Então a espiritualidade se organiza, para nos orientar, guiar e nos proteger, buscando através do jogo de búzios a orientação precisa.
Os Babalorixas e as Yalorixas indicam o orixá Xangô como o deus da Justiça e do fogo.
Quarta-feira é o dia dedicado para Xangô.
Kaô Kabecile é a saudação à Xangô que significa “Venham saudar o Rei” em Nagô.
A seguir contarei um pouco sobre a história e mitologia do Orixá Xangô!
Orixá Xangô: História e mitologia
Xangô (Shango ou Sango) é senhor dos raios e dos trovões. É o Deus/orixá do povo Iorubá, que vive em grande parte no sudoeste da Nigéria; também há comunidades de iorubás significativas no Benim, Togo, Serra Leoa, Cuba, Republica Dominicana e Brasil.
Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
Ele foi um rei Iorubá, filho de Oranian, o rei criador do Império de Oió por volta do ano 1400. Após sua morte, Xangô foi elevado ao estado divino.

Orixá Xangô e Iemanjá
Como divindade continuou filho de Oranian, recebeu Iemanjá como mãe e três esposas:
Oxum: a deusa do amor, do progresso, da fertilidade, do carisma da doçura e da capacidade de sedução. Parecia ser a preferida de Xangô, por suas habilidades estratégicas e culinárias.

Orixá Xangô e Oxum
Obá: a deusa guerreira e de grande força, é a rainha do Rio Níger (o principal rio da África Ocidental e o terceiro mais longo de toda África). Ela sempre esteve ao lado de Xangô em suas disputas.

Orixá Xangô e Obá
Iansã – Oyá: a Deusa guerreira dos ventos, tempestades e fogo. Representa a intensidade do sentimento sombrio, o mundo dos mortos. Foi a terceira esposa de Xangô e a única que conseguiu aprender, o segredo das suas poderosas magias.

Orixá Xangô e Oyá
Xangô é um Rei que possui muitas qualidades, então falaremos agora um pouco sobre o seu arquétipo e como poderemos fazer uma conexão, com a sua força e energia.
Orixá Xangô e suas qualidades

Ilustração: Orádia Porciúncula
Xangô é o orixá da justiça, da retidão, do equilíbrio e da determinação.
As suas cores são o vermelho e o branco, ou o marrom e o branco, podendo variar de acordo com a nação que é cultuado.
O dia da semana dedicado a Xangô é a quarta-feira!
Ele rege os elementos Fogo, Vulcões, Tempestades, Sol, Trovões, Terremotos e Raios.
A sua ferramenta é o Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal e a sua pedra Edun Arà ( pedra do raio).
Ao animais associados a Xangô são: o leão, a águia, a tartaruga, o falcão e o carneiro, cujos berros lembram o som do trovão.
Sua dança é Alujá, a roda de Xangô e seus domínios são, a Justiça, o Poder Estatal, Questões Jurídicas.
Outro símbolo de Xangô é a estrela de seis pontas, que representa o poder de equilibrar o universo e Pedreiras.
Os filhos de Xangô, geralmente são líderes conscientes, que se comunicam bem, inteligentes e enérgicos. Apesar de autoritários, são bondosos, generosos e justos.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o orixá Xangô, vamos dar dicas de como se conectar com o arquétipo e energia dele!
Dicas e Conselhos de Xangô da Justiça!

Ilustração: Orádia Porciúncula
A tendência de Xangô é de facilitar a união dos indivíduos, na busca de um bem comum. Ele também orienta a tomada de decisão para que ela seja certeira.
Xangô sempre conquistou tudo o que desejava, por isso costuma ser considerado um Orixá auspicioso.
Ele traz boa sorte a todas as pessoas focadas em alcançar seus objetivos.
No AMOR, é necessário procurar manter a racionalidade, para não repetir padrões indesejados nesta área. Cuide dos seus impulsos, evite agressividade e cuide para evitar a violência, de alguma forma em seus relacionamentos.
Com relação a DINHEIRO, Xangô rege o OURO. Desperte o seu espirito de liderança e seu aspecto negociador. Mantenha o foco em seus objetivos, e terá o apoio de Xangô para alcançar o sucesso de forma mais rápida!
Desta maneira, a prosperidade financeira será uma consequência do seu sucesso profissional.
Fique atento para que seu Ego não se inflame com a seu status de liderança, chefia, ou ascensão profissional, que poderá ocorrer.
Será um ano bem movimentado e caloroso, recomendamos que, antes de qualquer atitude ser tomada, tenha cautela, para evitar o arrependimento.
Lembrando que o respeito para consigo e com o outro deve ser priorizado. Quando falamos de liderança e justiça, sempre estamos nos referindo ao bem comum, social, comunitária e planetária.
Já no que se refere à SAÚDE, cuide mais do seu coração, da sua pressão e procure relaxar e controlar a ansiedade. Descanse e respeite seus limites físicos, psíquicos e emocionais.
Na SOCIAL, Xangô não suporta mentiras, roubos e corrupções, aqueles que estiverem envolvidos em deslealdade e injustiça social, serão punidos.
Para se conectar com Xangô e atrair as boas energias do orixá use roupas na cor vermelha, marrom ou branca nas quartas-feiras.
Neste mesmo dia você também pode tomar um banho de louro para atrair prosperidade.
E as oferendas para Xangô são Amalá, Abara e Orobô.
Sempre quando falamos de orixás regentes devemos ressaltar que o orixá que rege sua vida sempre será o seu orixá de Ori (cabeça), por isso deve ser o primeiro a ser reverenciado..
Para se conectar ainda mais à sua sabedoria interior e bem-estar, agende uma sessão de Terapia Holística para se conectar aos seus Guias Espirituais!