Orixá Oxumaré: transformação, riqueza e fortuna!

Com certeza você já viu um arco- íris, e se encantou, não é?
Este mês após uma tarde chuvosa, me vislumbrei com a imagem de dois arco íris se cruzando no imenso céu azul! Que sensação confortante, quanta beleza exuberante. Uma alegria imensa preencheu o meu ser e permaneceu por muitos dias.
Pois assim começo descrevendo Orixá Oxumaré, esse multicolorido Orixá, que traz consigo as sete cores do arco-íris.
Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Orixás: uma maneira de conhecer e honrar as matrizes culturais e espirituais africanas. Em honra e reverência aos nossos ancestrais, agradeço, me entrego e me coloco a serviço!
Índice
Quem é Oxumaré?

Ilustração: Orádia Porciúncula
Nas religiões afro-brasileiras, Oxumaré é uma divindade que está ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo.
Por ser o Orixá do movimento e das mudanças, dono do arco íris, Oxumaré rege a sorte, a fortuna, a riqueza. Ele é generoso e capaz de dominar a energia do dinheiro, direcionando-a para quem pede suas bençãos.
Uma característica importante de Oxumaré é que ele assume as formas de natureza feminina e masculina e, por isso, é completo em seu equilíbrio, não sendo definido em nenhuma delas. Ele representa a junção entre o masculino e o feminino, união que gera a essência da vida.
Portanto, rege também a criação, a fertilidade, e tudo que é oposto complementar: como a água e a terra, a mortalidade e a imortalidade.
Orixá Oxumaré na Umbanda é representando por uma cobra arco-íris, que envolve a Terra com a sua cauda e assegura a integração do planeta e a renovação do Universo através das transformações.
Ele é o senhor de tudo que é alongado. E, segundo algumas tradições ancestrais, com a benção de Oxumaré, o cordão umbilical dos recém-nascidos é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que deve ser bem cuidada para refletir a saúde da criança.
Oxumaré é o caminho da felicidade e ele, e outros Orixás podem te ajudar em qualquer que seja o assunto que necessita.
História de Oxumaré

Ilustração: Orádia Porciúncula
Oxumaré é filho de Orixá Oxalá Oxalufã com Nanã Buruque. Seus irmãos são:
- Orixá Obaluaê Omulu: irmão mais velho;
- Orixá Ewa: irmã gêmea, com quem vive no arco-íris;
- Ossaim: irmão mais novo.
Oxumaré era conhecido por sua destreza e sabedoria, e era chamado de Babalawô, que significa “o Pai de todos segredos”.
O Rei de Ifé, sempre chamava ele para prestar serviços, mas o pagava somente com esmolas. Oxumaré não se importava, pois acreditava que era uma honra prestar serviços para a figura mais importante da região.
Porém, como estava passando por necessidades, decidiu consultar Ifá, o oráculo africanos, para saber a melhor forma de proceder. O Rei achou aquilo uma ofensa e disse que não queria mais seus serviços.
Na mesma época, o Orixá Olokun (senhor do mar, saúde e prosperidade), estava a procura de um Babalawô que pudesse lhe orientar sobre como ter filhos. Oxumaré lhe ensinou uma oferenda e Olokun o presenteou com sementes de dinheiro e um tecido colorido.
Olokun disse que sempre que Oxumaré usasse o tecido, suas cores se espelhariam no céu, mostrando sua majestosa e alegre presença.
Desde então, Orixá Oxumaré costuma usar o tecido sempre que desce com as águas do céu. E é por isso, que nos mais dias belos de chuva, um arco-íris se espalha pelo céu.
Qualidades de Oxumaré

Ilustração: Orádia Porciúncula
- Dia de Oxumaré: terça-feira e 24 de agosto;
- Cores: todas as cores do arco íris;
- Roupas de Oxumaré: verdes e amarelas;
- Números: 7 e 14;
- Saudação a Oxumare: “Arroboboi Oxumarê!”, que significa “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”;
- Símbolos: serpentes e arco-íris;
- Sincretismo religioso: São Bartolomeu;
- Oferendas para Oxumare: Batata doce cozida, pilada com mel, com um pouco de azeite de dendê.
Tipos de Orixá Oxumaré e características

Ilustração: Orádia Porciúncula
Muitas são as faces e qualidades de Oxumaré. Ele se apresenta em diferentes formas e arquétipos, que podem ser identificados em sua personalidade, dons, formas de agir e companhias.
Esse Orixá pode se apresentar na forma masculina ou feminina, sendo ela serpente ou arco-íris. As formas de serpente costumam ser femininas e as de arco-íris masculinas.
- Vodun Azaunodor Oxumaré: príncipe relacionado com o passado;
- Oxumaré Dan: cobra que participou da criação da humanidade. Na forma humana, é muito generoso e está relacionado às chuvas, riqueza e abundância;
- Vodun Frekuen: serpente venenosa;
- Vodun Dangbé: orixá velho, pai de Dan, é inteligente, governador do movimentos dos astros e costuma fazer adivinhações;
- Vodun Bessen: guerreiro generoso e ambicioso, veste branco e usa uma espada.
Como se conectar com as bênçãos de alegria e riqueza de Oxumaré

Ilustração: Orádia Porciúncula
Procure conhecer mais sobre o movimento LGBTQIA+.
Medite para identificar as suas crenças e preconceitos quanto ao tema, peça entendimento e aceitação da diversidade humana para Oxumaré, o rei do arco-iris.
Essa abertura de visão e coração, refletirão pra você, proporcionando uma vida mais próspera, acolhedora, abundante e feliz.
Oração a Oxumarê

Orixás Oxumaré e Obaluaê – Ilustração: Orádia Porciúncula
Faça essa oração por 7 dias para renovação em sua vida:
“Ilumina-me, Arco-íris Sagrado, com seu poder renovador da vida;
livrando-me dos inimigos, dos falsos amigos, e das pessoas más e invejosas e de suas intrigas;
e ponha em meus caminhos as amizades sinceras e os sentimentos verdadeiros que me trarão crescimento e harmonia!
Arroboboi Oxumarê!”
Música de Oxumaré
Para se conectar ainda mais à sua sabedoria interior e bem-estar, agende uma sessão de Terapia Holística para se conectar aos seus Guias Espirituais!