Missão e propósito de vida: como encontrar? 3 técnicas valiosas!

Encontre clareza e motivação na sua jornada.
imagem de missão e propósito de vida
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Daniely Jonas
5/5 - (2 votos)

Você já parou pra se perguntar qual é a sua missão e propósito de vida?

Qual é o motivo de estar onde está e fazendo o que está fazendo?

E você sente, às vezes, que não está vivendo da maneira como gostaria ou que falta alguma coisa para te completar, para te deixar totalmente realizado?

Você já se perguntou se está seguindo na direção certa para alcançar seu propósito de vida? Ou você nem sabe qual é seu propósito, sua missão, e só segue a vida como ela chega a você?

Então você chegou ao artigo certo!


Missão e propósito de vida: uma reflexão

imagem de Como descobrir meu propósito de vida e missão: uma reflexão

Foto: Ridofranz – istock

É bem comum nós nos questionarmos sobre como descobrir o propósito de vida em alguns momentos.

Na adolescência… na virada para a vida adulta… escolhendo a faculdade… escolhendo o propósito de vida profissional

“Mas será que é o curso certo? E se não for, o que eu faço, mudo de curso ou termino o que comecei? E o que me aguarda no mercado de trabalho com esse curso? Vou conseguir um cargo que me satisfaça não só financeiramente, mas como profissional e como pessoa?”

Quando desejamos fazer uma transição de carreira ou até almejamos um cargo maior na empresa onde trabalhamos, mas não sabemos ao certo o que fazer ou como fazer: e se eu tomar a decisão errada, o que acontecerá?

Uma parte das pessoas têm uma noção clara de onde querem ir, sabem quais são seus objetivos e o que devem fazer para alcançá-los, sabem as decisões que devem tomar na vida para ter o que desejam, qualquer que seja a questão.

Será que devo comprar aquela roupa, aquele carro, fazer aquela viagem, mudar de cidade, me casar…?

Sim, essas perguntas podem parecer muito simples de serem respondidas para muitos de nós, mas existem pessoas que sentem uma pressão muito grande em tomar decisões!

Mesmo as mais simples. E quando as questões são mais importantes ainda, muitas vezes ficam sem resposta, porque se sentem incapazes de decidirem!

Isso as leva à estagnação da vida, à procrastinação, a se submeterem à influências alheias, à frustração.

Você já se sentiu assim? E se perguntou de onde vem tudo isso?

Essa falta de direcionamento pode ter várias origens!

Algumas vezes, pode estar atrelada à dinâmica familiar, no modo como fomos criados, quais as crenças limitantes que foram instaladas no seu subconsciente desde bebê. Ou também por uma falta de estabilidade e segurança, principalmente nos primeiros anos de vida.

Isso não quer dizer que a criação foi feita de forma errada, mas que existe uma crença inerente na família e é um desafio para todos enxergar que existe outra forma de ver e seguir com a vida.

Ou podem, por outro lado, ter sofrido algum tipo de trauma, mesmo que não grave, mas que foi sentido como tal, e acabou instalando-se em seu subconsciente, manifestando-se, inconscientemente, em momentos decisivos.

Enfim, cada indivíduo é único e tem sua própria história e suas questões para resolver.

O importante aqui é a reflexão para entender de onde vêm certas indecisões!

E como encontrar sua missão e propósito de vida podem ter ajudar a ter mais segurança para seguir seu caminho, pois você saberá onde quer chegar.

Missão e propósito de vida: como encontrar? 3 técnicas valiosas!

imagem de objetivo de vida: como encontrar? 3 dicas valiosas!

Foto: AleksandarNakic – istock

Encontrar a missão e o propósito de vida é um processo pessoal e único para cada indivíduo. Não existe uma fórmula específica, mas há algumas abordagens que podem ajudar nessa jornada.

Aqui estão algumas dicas que podem auxiliar a encontrar a sua missão e propósito de vida:

1. Pratique o Coaching IKIGAI

ícone de Pratique o IKIGAI

IKIGAI: significado: é um conceito japonês, que pode ser usado como uma ferramenta para encontrar seu propósito de vida.

Essa é uma filosofia de vida utilizada, principalmente, na ilha de Okinawa, e consiste em fazer aquilo que você tem talento, que ama fazer, que será benéfico para outras pessoas e que pode se tornar seu ganha pão.

Mas como encontrar seu Ikigai?

Simples, coloque no papel tudo o que você realmente ama fazer e escolha as atividades que você faz muito bem, quer dizer, as que mostram seu talento.

A partir dessas, escolha as que podem ser mais benéficas e necessárias para outras pessoas. Agora analise com qual delas você pode fazer sua renda e pronto, você achou sua razão de viver.

missão e propósito de vida coaching ikigai

Fonte: Cloud Coaching

Dica 2. Autoconhecimento com terapias complementares

ícone de Faça Terapia Floral para propósito de vida

Autoconhecimento é fundamental para encontrar seu próprio caminho. Há várias formas de praticar o autoconhecimento para encontrar o seu propósito de vida

Existem várias terapias complementares que auxiliam a pessoa a se conhecer melhor, perceber a origem dos padrões de comportamento, ajudando a encontrar o caminho para seu propósito de vida, que é o que realmente motiva a pessoa a se levantar todas as manhãs e ser sua melhor versão.

  • Está se sentindo perdida ou estagnada na vida?  Você não está só.

3. Aflore sua força interior: utilize as terapias florais para autoestima e propósito

ícone de Utilize essências florais para autoestima e propósito de vida

Uma terapia complementar que pode te auxiliar a encontrar seu Ikigai e seu propósito, é a Terapia Floral, que trabalha muito bem questões que envolvem direcionamento.

Os Florais de Bach e Florais de Saint Germain são essências naturais, sem contraindicações e sem efeitos colaterais, que atuam no campo emocional.

Os florais podem dar apoio emocional para você conseguir tomar as decisões necessárias para ter uma vida com mais propósito.

Vamos listar aqui algumas essências florais para autoestima e propósito de vida:

  • CERATO: traz força e discernimento para que a pessoa tenha confiança nas suas próprias escolhas e não necessite de conselhos alheios;
  • WILD OAT: trabalha o direcionamento, a convicção e determinação para seguir seu propósito de vida;
  • WALNUT: auxilia na tomada de decisão e dá apoio frente a mudanças;
  • MAÇÃ: faz a pessoa sair da estagnação e entrar em ação;
  • PAU BRASIL: desenvolve vocação e habilidades para alcançar o propósito;
  • BAMBUSA: traz direcionamento. Muito útil para pessoas distraídas.

As essências florais não têm princípio ativo, elas não colidem com outras terapias e podem ser utilizadas juntamente com tratamentos alopáticos.

Durante a sessão de Terapia Floral, o cliente passa por uma entrevista com a terapeuta, onde serão abordados os temas a serem trabalhados, levando em consideração as queixas e o estado emocional do cliente naquele momento.

É sempre importante lembrar, como citei acima, que cada indivíduo é único e cada sintoma tem sua origem particular.

Portanto, é necessário passar por uma sessão com um terapeuta floral certificado, pois somente através da entrevista com o interagente, podemos montar uma fórmula pessoal e específica para as questões apresentadas e trazer resultados significativos. E também dar suporte emocional.

A terapia com florais é uma terapia mensal, cada frasco da fórmula será tomado durante, mais ou menos, um mês.

Assim que o cliente terminar de tomar sua fórmula, ele deverá fazer uma nova entrevista para que a terapeuta possa avaliar o que já está sendo trabalhado e o que não, se houve mudanças no estado emocional do cliente ou se apareceram outras questões a serem tratadas.

Mesmo sendo um tratamento natural, este deve ser seguido à risca e durante o tempo estipulado pelo profissional, que pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação.

Através da terapia floral, uma pessoa pode elevar a sua energia, transformando sentimentos negativos em emoções positivas.

Por ser uma terapia que trabalha o autoconhecimento, ela traz ao indivíduo a consciência do que e de como essas questões devem ser trabalhadas, dando maior clareza e o apoio emocional necessário para que ele consiga enxergar a direção que deve seguir, tomar uma decisão assertiva e alcançar seu propósito.

Faz sentido pra você?

5/5 - (2 votos)