Cristaloterapia: a terapia dos Cristais

Cristaloterapia é o nome dado ao uso terapêutico dos cristais. Conheça mais suas propriedades terapêuticas, poder e uso neste artigo!
Este artigo utiliza trechos do livro Guia Completo das Terapias Alternativas, do terapeuta holístico Rômulo Rodrigues.
Índice
O que é Cristaloterapia e como funciona?
A teoria e a prática da Cristaloterapia (Cristalterapia ou terapia dos Cristais) baseiam-se no efeito curativo e harmonizador de cristais especiais, aplicados sobre determinadas áreas do organismo.
Embora esta técnica de cura com cristais tenha pertencido mais às alternativas esotéricas de tratamento, os seus resultados tem atraído médicos naturistas e holísticos.
Cristaloterapia é o nome dado ao uso terapêutico dos cristais. Segundo o esoterismo, eles possuem propriedades terapêuticas, devolvem o equilíbrio físico e espiritual, desde que usados corretamente.
A origem da Cristaloterapia é milenar. Tribos indígenas como os cherokees, navajos, hopi, anasazi, tupi-guaranis, entre outras, sempre souberam usar as propriedades curativas dos cristais. Os egípcios antigos também cultivavam o uso de cristais, além de outras antigas civilizações.
Estudiosos, terapeutas e esotéricos acreditam que estas pedras possuem uma memória, que guarda impressões e que podem ser resgatadas por um cristaloterapeuta ou um sensitivo.
Benefícios da Cristaloterapia
A utilização dos cristais e pedras preciosas como ferramenta de cura, chamada de Cristaloterapia (e com derivações como Gemoterapia, Litoterapia e Cristalterapia), tem muitos benefícios.
- Os cristais tem o poder de desbloquear e reequilibrar energias e emoções, aliviando sensações negativas e ativando as boas.
- Pedras preciosas podem ser usadas para meditação, juntamente com incensos naturais;
- Ativação de energia e reequilíbrio dos chakras (centros de energia do corpo). Geralmente a cor do Cristal, corresponde à cor do chakra onde deve ser utilizado;
- Cristais têm a propriedade de auxiliar na cura, desde que energizados e aplicado adequadamente;
- Sendo usada no chakra umbilical (no umbigo), uma pedra pode proteger contra fluidos impuros e energias negativas;
- Em ambientes, alguns cristais especiais promovem a harmonia e paz para todos no local.
A sessão de Cristaloterapia

Sessão de Cristaloterapia
Para fazer uma sessão de Cristaloterapia, você deve encontrar um terapeuta certificado na técnica.
Durante a sessão o cristaloterapeuta verifica como está sua saúde no momento, fazendo a medição de seus chakras. Por último, insere os Cristais energizados sobre a pele, de acordo com o que você está precisando no momento.
Algumas pessoas relatam sentir sensações enquanto as pedras são aplicadas, como calor e visualizações de cores.
Alguns terapeutas utilizam as propriedades dos Cristais, juntamente a outras terapias holísticas para ampliarem a cura, como Reiki, Radiestesia, Medicina Tradicional Chinesa e Sagrado Feminino (Yoni Eggs). Agende sua sessão de Cristaloterapia!
Autoaplicação de Cristais
A Cristaloterapia pode também ser autoaplicada, como por exemplo durante Meditações. E usada no dia a dia, inserindo Cristais em ambientes ou acessórios. Os cristais para proteção são verdadeiros amuletos!
Mas sempre lembre-se que você está manipulando uma pedra de poder, acessando a sabedoria do mundo mineral. Por isso é necessário saber usar, limpar e energizar ela corretamente.
Cristais: energia e limpeza
A limpeza do Cristal é bem simples, mas muito importante. Ele deve ser lavado em água corrente. Se ele estiver muito carregado negativamente, deve ser colocado de molho numa vasilha com água e sal grosso.
O cristal pode ser energizado e carregado com a energia do Sol; para isso, basta expô-lo aos raios solares das 8 da manhã às 10 horas. À noite, pode ser energizado com a luz da Lua cheia.
Certifique-se também sobre a origem do seu Cristal. Muitos metais e pedras preciosas vêm de garimpos e minas ilegais!
Cristaloterapia: significados dos cristais e propriedades curativas
Saiba como utilizar corretamente cada um dos 15 Cristais abaixo.
QUARTZO BRANCO
É estimulante, equilibrador, ativador e desativador de energias. Ótimo para meditação.
QUARTZO FUMÊ
Proteção energética. Benéfico para os ossos, pés, pernas e joelhos.
QUARTZO VERDE
Pedra da saúde e vitalidade. Utilizado para processos de cura de doenças e combate ao estresse. Relacionado ao chakra do coração (anahata).
ESMERALDA
Resgata a esperança e alegria. Apoio nas situações adversas. Aguça a percepção dos sentidos.
GRANADA
Estimula, ajuda a tomar decisões e ter força pessoal. Combate o cansaço físico.
CITRINO
Benéfica para o aparelho digestivo. Cristal da prosperidade, ótimo para ambientes.
TOPÁZIO
Aumenta o grau de consciência e espiritualidade. Boa para o aparelho respiratório. Recomendada também como cristal para ansiedade.
LÁPIS LÁZULI
Para o desenvolvimento espiritual. Para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar. Ajuda no tratamento de insônia e de alergias. É uma pedra calmante.
DRUSA
Drusa é um aglomerado de pontas de cristal, que compartilham a mesma base. São boas para a estrutura a alma. Equilibram os ambientes. Dão otimismo e clareiam as situações.
AMETISTA
Abre o canal de espiritualidade e da intuição, sendo relacionado ao chakra do terceiro olho (ajna). É protetora e calmante, ajudando na insônia, sinusite, tensão, dor e cicatrização.
SODALITA
Para quem tem problemas na comunicação. Pedra da coragem, autoconfiança e criatividade, relacionada ao chakra da garganta (Vishuddha).
OLHO-DE-TIGRE
Permite compreender os vários ângulos de uma questão, abrindo a mente e dando coragem.
TURQUESA
Trabalha o alívio da tristeza profunda e auxilia no tratamento da depressão.
CRISTAL BITERMINADO
Como seu próprio nome sugere, possuem dupla terminação, fazendo a energia fluir através de ambas pontas. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos, músculos e articulações.
QUARTZO ROSA
Pedra calmante, harmonizadora. Resgata o afeto e a autoestima. Ameniza ansiedade, depressão, insônia, e agressividade. Relacionada ao chakra do coração (anahata).
Cristaloterapia: os Cristais dos Chakras
Nesta imagem, conheça cada uma das qualidades dos Chakras, e as pedras preciosas que podem auxiliar a reequilibrá-los.
Mas lembre-se de que esta é uma visão geral. Muitas vezes um sintoma está relacionado a outras questões. Por isso, a importância de fazer uma sessão com um terapeuta certificado. Agende sua sessão de Cristaloterapia aqui.

Fonte: Cristais Aquarius