O que são e como eliminar crenças limitantes!

Muito se fala sobre as crenças limitantes e o quanto elas influenciam a nossa vida, mas o que é uma crença limitante e como ela surge? Vamos começar com a compreensão do que é uma crença.
Crença é a convicção de que algo é certo e verdadeiro, podendo ser consciente ou inconsciente. As crenças determinam a nossa vida, pois nossas escolhas são baseadas no que acreditamos.
A nossa mente é composta pela mente consciente e inconsciente, sendo o consciente correspondente a 15% da mente e o inconsciente 85%.
As nossas memórias e crenças estão, em maior parte, na mente inconsciente, por isso muitas vezes não percebemos o que está influenciando nossas escolhas.
Eu sou Susy Brito, terapeuta holística. E neste artigo vamos saber mais sobre os tipos de Crenças Limitantes e como eliminá-las. Boa leitura!
Índice
O que são crenças limitantes?

Foto: kjpargeter – Freepik
Toda crença é limitante. Nós necessitamos de um sistema de crenças que forma uma base de valores em nossa vida.
O que denominamos crenças limitantes, no sentido de liberar ou ressignificar, são aquelas que bloqueiam, travam ou criam resistência à nossa realização. Conhecê-las é de grande contribuição para que a vida flua com mais leveza e facilidade, além de ser fundamental no caminho do autoconhecimento e expansão de consciência.
Uma crença limitadora fica no inconsciente influenciando, a todo momento, as suas escolhas para garantir a validação desta “verdade”.
Por exemplo, se há uma crença de que “ricos são egoístas”, a pessoa busca por sua liberdade financeira e se vê em situação de escassez, pois a crença negativa sobre pessoas ricas a leva no sentido oposto da prosperidade financeira, uma vez que ela não deseja se tornar egoísta.
A pessoa caminha sem perceber para a escassez, conscientemente está escolhendo a prosperidade, mas seus mecanismos de defesa criados e nutridos pelas crenças limitantes são mais fortes.
Muitas vezes vivemos na dor para validar uma crença que consideramos muito importante.
Imagine uma pessoa que tenha como crença base “olho por olho, dente por dente”, “aqui se faz, aqui se paga” ou algo parecido, onde se considere a aplicação da “Justiça Divina”.
Essa pessoa, muito provavelmente, não acredita que alguém que fez um mal, possa ser perdoado e seguir a vida sem “pagar pelo que fez”. Consequentemente, ela terá dificuldades de perdoar e de se perdoar, irá alimentar um sentimento de culpa por suas escolhas que, no ponto de vista dela causaram algum dano a alguém, e irá criar e atrair experiências e pessoas que validem essa “Justiça Divina” pra ela mesma.
O seu inconsciente, para garantir que sua crença seja uma verdade, irá direcionar suas escolhas para situações de dor e sofrimento a fim de poder “pagar” por tudo que já fez de “errado”.
Neste caso, para realizar uma mudança na sua vida, será necessário aceitar o perdão, a misericórdia, o arrependimento e a tomada de consciência como outras formas de neutralizar a energia de dor que ela causou a alguém em algum momento, liberando a necessidade de “castigo”, “punição” e dor como único caminho.
Ao se permitir novas formas de equilibrar as experiências, tanto a sua relação com as pessoas, como a sua relação consigo mesma irá mudar.
Você escolhe mudar e não consegue? Se pergunte:
- O que eu estou escolhendo viver para validar as crenças que estou escolhendo alimentar e não deixar ir?
- Como seria me permitir liberar tudo isso?
Crenças limitantes e crenças fortalecedoras

Foto: Freepik
O período em que mais criamos e incorporamos crenças é na infância, entre 0 a 12 anos. Aquilo que nossos familiares e professores falam e fazem, o que ouvimos, presenciamos e nossas vivências são registradas e armazenadas formando um sistema de crenças pessoal.
Muitas crenças são positivas e fortalecedoras, nos levando a escolher o que nos faz bem, o que nos dá prazer e sensação de liberdade. Por exemplo: “Eu sou merecedora da vida e da felicidade.”
Porém, muitas crenças são negativas e nos limitam, criando padrões que bloqueiam a realização do que buscamos. Por exemplo: “Eu não sou boa o suficiente.”
Vivemos e percebemos a vida a partir do nosso sistema de crenças. Ao compreendermos que muitas destas crenças não correspondem à realidade, começamos a perceber a verdade sobre quem realmente somos.
Ao entender como as crenças positivas e negativas controlam nossa vida, podemos modificar esses padrões e passar a ter mais saúde e felicidade.
“Aprendemos nosso sistema de crenças quando crianças, e então passamos a vida criando experiências para corresponder às nossas crenças. Olhe para trás em sua própria vida e observe com que frequência você passou pela mesma experiência.”
Crenças Limitantes e Programas

Foto: kjpargeter – Freepik
“Nosso cérebro funciona como um supercomputador biológico, acessando e respondendo a informações. A maneira na qual nós respondemos a uma experiência depende da informação que é dada para a mente e como é recebida e interpretada.
Quando uma crença é aceita como real pelos corpos, mente ou alma, ela se torna um programa, que pode trabalhar em nosso benefício ou prejuízo.
Muitas pessoas vivem a maior parte de suas vidas com o programa oculto de que não podem ser bem-sucedidas. Mesmo que elas sejam muito bem-sucedidas por muitos anos, elas podem, de repente, perder tudo o que possuem ou fazer alguma coisa para derrotar a si mesmas.
Sem perceber que podem estar se sabotando, elas continuam o processo. E não entendem que existem programas profundos dentro de si desde a infância, flutuando na mente inconsciente, à espera de uma oportunidade (gatilho) para serem inseridos na realidade.”
Vianna Stibal – Livro ThetaHealing DNA Básico
Os 4 tipos de Crenças Limitantes
Também chamados de Níveis de Sistemas de Crenças. O nosso sistema de crenças é formado por crenças de várias origens ou níveis. Segue abaixo quais são estes níveis e a explicação de cada um:
1. Crenças Hereditárias

Foto: Freepik
São as crenças e programas herdados do nosso sistema familiar. Elas moldam muito do que somos hoje, pois começam a fazer parte do nosso sistema de crenças desde a nossa concepção.
2. Crenças Primárias e Pessoais

Foto: Jill Wellington – Pexels
São aquelas ensinadas e aceitas desde a infância e criadas com base nas nossas experiências pessoais. Muitas têm origem hereditária, mas se tornam verdade porque fazem parte da nossa experiência.
3. Crenças Sociais e de Nível Histórico

Foto: mentatdgt – Pexels
São aquelas com base nas experiências do coletivo, trazidas pela sociedade e mídia. De acordo com o Thetahealing, estas crenças também têm origem nas memórias de vidas passadas.
4. Crenças do Nível da Alma

Foto: Francesca Zama – Pexels
São aquelas que têm origem na pessoa como um todo, é um nível muito profundo e poucos programas chegam neste nível.
Exemplos de Crenças Limitantes

Foto: jcomp – Freepik
Agora, vamos ver alguns exemplos de crenças limitantes muito comuns em nossa sociedade e que podem estar sendo limitantes em sua vida.
Você se identifica com quais? Anote em uma folha!
Crenças limitantes sobre Dinheiro e Prosperidade

Foto: Karolina Grabowska – Pexels
- Não há dinheiro suficiente.
- Ganhar dinheiro é difícil.
- Só ganho para pagar contas.
- Nunca vou conseguir dinheiro suficiente ou não tenho dinheiro para nada.
- Ganhar dinheiro fácil só se for esquema ou qualquer outra forma ilegal.
- Sem trabalho duro não se consegue nada.
- O mundo está em crise e por isso tudo está muito difícil para mim.
- Não é possível viver do que se ama.
- O dinheiro é a raiz de todo o mal.
- Se eu for uma pessoa bem-sucedida, as outras vão me odiar.
- Se eu fizesse um milhão de dólares, eu poderia perdê-lo e isso me faria muito mal, melhor ficar como estou.
- Se eu tiver muito mais do que preciso para viver, muitas pessoas terão que viver sem.
- É melhor ter menos do que ser responsável pelas dificuldades dos outros.
- Se eu tiver um monte de dinheiro, eu estarei como que traindo meu pai, que nunca teve muito dinheiro.
- É muito difícil lidar com dinheiro.
- Para economizar dinheiro tenho que me privar das coisas.
- O dinheiro não é espiritual.
- Você tem que fazer muitas coisas que não goste, a fim de ter dinheiro.
- Eu não tenho o suficiente para compartilhar ou doar.
- Aceitar dinheiro me obriga a várias coisas.
- O dinheiro estraga as pessoas.
- É melhor e mais seguro ter apenas o suficiente para sobreviver.
- As pessoas que têm dinheiro são gananciosas e tóxicas.
Crenças limitantes sobre Relacionamentos e Amor

Foto: Engin Akyurt – Pexels
Quantas vezes assumimos como verdade aquilo que ouvimos sobre relacionamentos, sobre casamentos e parceiros(as) amorosos?
Algumas crenças estão tão arraigadas em nós que sequer percebemos que é uma crença ou um ponto de vista fixo e não uma verdade absoluta.
Até mesmo aquilo que já aconteceu conosco, que foi uma verdade naquele momento, quando trazemos como verdade absoluta, transformamos em padrão e nos vemos validando inconscientemente essa crença que vai cada vez mais se tornando forte, enquanto nos tornamos fracas(os) diante dos relacionamentos.
Vamos conhecer as crenças mais comuns sobre o assunto que impedem um relacionamento saudável:
- Eu não mereço o amor.
- Amor é sinônimo de sofrimento.
- Eu não sou digna de ser amada(o).
- Eu tenho azar nos relacionamentos.
- Eu tenho “dedo podre”.
- Não soa boa(om) o suficiente para viver com o parceiro(a) que eu gostaria.
- Os homens são infiéis.
- As mulheres são iludidas.
- Eu não valho a pena.
- Não sou atraente.
- Sou muito velha(o) para me apaixonar.
- Casamento é uma prisão.
- Eu sempre sou abandonada(o).
- Eu sempre sou traída(o).
- Eu me dou totalmente e a outra pessoa não se dedica tanto quanto eu na relação.
- Se eu não conseguir fazer o outro feliz, serei rejeitada(o).
- Se o outro realmente me conhecer, não vai me amar.
- Preciso de um relacionamento porque sozinha não estou completa(o).
- Eu não deveria ter que pedir ao meu parceiro(a) o que eu quero.
Crenças limitantes sobre Merecimento

Foto: De’Andre Bush – Unsplash
- Eu não mereço amor, dinheiro, felicidade, abundância, sucesso, etc.
- Eu não sou capaz.
- Eu não sou boa o suficiente.
- Estou muito velha para isso.
- Já passei da idade.
- Ainda não estou pronta(o).
- Isso funciona para os outros, não para mim.
- Tenho que ganhar a aprovação dos outros para me sentir bem comigo mesma(o).
- Eu preciso fazer mais e mais para ser digna(o).
- Se eu não for boa, as pessoas vão embora.
- Quando o outro se afasta é porque não fui o suficiente, então preciso fazer mais e mais.
- As coisas nunca dão certo para mim.
- Estou destinada(o) a essa vida porque essa é a situação da minha família.
- É melhor dar do que receber.
- Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos
Crenças Limitantes sobre Espiritualidade

Foto: Tim Samuel – Pexels
- Quem busca espiritualidade não busca prosperidade.
- Espiritualidade e dinheiro não podem conviver de forma saudável.
- Dinheiro é mundano e não cabe em nada que esteja relacionado a espiritualidade.
- A verdadeira espiritualidade requer que se abandone tudo o que é material.
- Não é certo envolver dinheiro nos trabalhos que envolvem cura espiritual como nas Terapias Energéticas.
- O que me foi dado por Deus não pode ser usado para ganhar dinheiro.
- Quem é espiritualizado de verdade coloca as necessidades dos outros antes da sua própria.
- É preciso ser humilde para viver uma real espiritualidade (aqui o entendimento de humildade costuma estar relacionado com baixa renda e pouca prosperidade).
- O ego é a raiz de todo o mal.
- O ego precisa ser eliminado.
- Para ser uma pessoa espiritualizada preciso ser boazinha e agradar a todos.
- Preciso alcançar uma paz inabalável.
- Meditar é ficar em paz e em silêncio mental.
- Espiritualidade é espiritismo são a mesma coisa.
- Preciso seguir uma religião, filosofia ou seita para ser espiritualizada.
Como eliminar crenças limitantes?

Foto: Freepik
Agora que você pode conhecer melhor algumas crenças limitantes, em diferentes áreas da sua vida, vamos para a parte prática: como eliminar crenças limitantes! Vou sugerir alguns exercícios e terapias para você:
Faça uma lista de crenças limitantes

Foto: Pexels
Listar é uma excelente forma de trazer para a consciência muitas crenças que fazem parte do seu sistema. Algumas crenças têm identificação rápida, outras, que são mais inconscientes, não percebemos logo de início.
Você pode começar pelas crenças listadas acima e ir acrescentando outras que conseguir perceber.
Liste aquilo que você ouvia seus familiares falarem quando você era criança, o que as pessoas falam no local de trabalho, nas reuniões sociais, muito provavelmente você também tem estas crenças.
Você pode escolher um assunto ou área da vida e listar todos os pontos de vista que você tem sobre aquilo, mesmo que não faça muito sentido.
Temos muitas crenças por traz dos nossos julgamentos e pontos de vista. Se abrir para perceber que muitas “verdades” são pontos de vista e que estão baseadas em crenças limitantes é muito libertador.
Liste tudo que você fala para si ou para o outro quando justifica algo que não está funcionando para você, a maior parte das nossas justificativas tem como base crenças limitadoras.
Você pode estar sobrecarregada com pressões financeiras, perceba como se sente em relação a isso. Raiva? Ansiedade? Desesperança?
Preste atenção na emoção e ficará mais fácil reconhecer a crença.
- A raiva pode vir de uma crença de que a vida não é justa para você;
- A ansiedade pode estar refletindo um medo do que as pessoas irão pensar de você;
- A desesperança pode ter como base a crença de que não é bom ou merecedor o suficiente para receber dinheiro.
Agora, analise cada crença da lista e responda as perguntas abaixo:
- Isso é verdade?
- Em que momento comecei a acreditar nisso?
- Isso é meu?
- Como seria se eu não acreditasse nisso?
Este simples exercício contribuirá para que muitas crenças sejam naturalmente liberadas. Permita-se aceitar que são crenças e não verdades absolutas.
Algumas crenças são mais difíceis de liberar, pois fazem parte de um conjunto de crenças onde uma crença raiz sustenta as demais e se requer aprofundar para chegar a esta base. Neste caso, sugiro uma sessão com uma Terapeuta qualificada para trabalhar crenças limitantes.
Teste de crenças limitantes

Foto: Pexels – Lucas Souza
Algumas crenças nós sabemos com clareza que fazem parte do nosso sistema. Outras não temos certeza ou até acreditamos que não fazem parte de nós, porém podem estar instaladas em nosso inconsciente.
Sendo assim, é importante realizar um teste para saber se temos ou não determinada crença.
Esteja hidratada quando for realizar o teste abaixo, ele utiliza a musculatura do corpo que tem acesso ao nosso inconsciente. É um teste com base na Cinesiologia aplicada.
Como testar:
- Fique em pé e faça um movimento como se estivesse fechando um casaco de zíper na sua frente.
- Em seguida, diga “sim”. Observe seu corpo e perceba que ele se inclina levemente para frente.
- Depois, diga “não” e observe seu corpo se inclinando para trás.
- Você pode fazer novamente o exercício, agora diga seu nome e perceba que o corpo se comporta da mesma forma de quando você disse “sim.”
- Diga outro nome (que não o seu) e perceba que seu corpo fez o movimento de quando disse “não”.
- Pronto, agora você já sabe como seu corpo reage quando algo é verdade para você e quando não é.
- Pegue a sua lista de crenças e fale cada uma delas, percebendo a resposta do seu corpo. Exemplo: Fique em pé e afirme (não é pergunta e sim afirmação): “Eu mereço ser amada.”
Seu corpo fez o movimento que equivale ao sim? Então você realmente se sente merecedora.
Se o corpo fez o movimento do não? Então você não se acha merecedora de ser amada.
Vá testando cada uma, as positivas e negativas, e trabalhe naquelas que você deseja mudar.
*Atenção: Não é um movimento controlado, mas espontâneo, como um pêndulo. O ideal ao realizá-lo é ter orientação de um terapeuta thetahealer.
- Você pode agendar sua sessão online de Thetahealing comigo para descobrirmos suas crenças limitantes e ressignifica-las.
Exercícios de crenças limitantes

Foto: Pavel Danilyuk – Pexels
Após listar e testar as crenças, existem algumas formas de trabalhar na sua mudança, liberação e limpeza.
Exemplo de mudança de crenças:
- Escreva a crença de forma positiva, modificando a limitação. Por exemplo: Estou muito velha para isso > O tempo é agora, estou na idade certa para realizar meus objetivos.
- Vincule essa afirmação positiva a um sentimento e a uma imagem para potencializar.
- Repita essa afirmação por vários dias até perceber que agora é uma verdade.
Outro exemplo de como reprogramar crenças limitantes:
- Detecte os comportamentos e os diálogos internos que geram os pensamentos por trás de cada crença listada. Exemplo: “Eu preciso falar muito bem em público, senão as pessoas pensarão que eu sou burra”.
- Pergunte: Quais emoções surgem quando você pensa em falar em público? Exemplo: ansiedade, insegurança, medo etc.
- Reflita se é uma crença lógica, se há evidências na sua vida de que isso é verdade. Qual o fundamento dessa ideia?
- Substitua esta crença limitadora por uma fortalecedora. Exemplo: “Eu sei que estou preparada para falar sobre o assunto que me proponho e é natural não ter todas as respostas.”
- Desafie a crença fortalecedora e, neste caso, gere uma oportunidade de falar em público.
- Perceba como foi a experiência para você depois de ter trocado as crenças e fortaleça mais ainda a nova crença.
- Desta forma você passa a ressignificar as crenças que estavam te limitando.
Ferramentas para trabalhar crenças limitantes

Foto: Freepik
Existem ferramentas muito eficientes para trabalhar as crenças e padrões limitadores. Segue abaixo as que mais utilizo e uma breve explanação sobre cada uma:
Thetahealing
Com o ThetaHealing ® localizamos e identificamos crenças limitantes e emoções nocivas no inconsciente, trazendo-as para o consciente e liberando-as, ou transmutando-as para que proporcionem felicidade e realização.
No atendimento é realizada uma leitura da sua energia a fim de localizar a origem da situação problema, finalizando o processo com uma limpeza energética dos traumas e choques, substituindo aspectos negativos por positivos.
É uma técnica de equilíbrio energético, difundida em mais de 40 países.
- Agende a sua sessão de Thetahealing Online comigo!
Constelação Familiar
O sistema familiar é um campo de energia que contém as informações conscientes e inconscientes de cada membro da família.
Qualquer questão pode ser tratada por meio da Constelação Familiar Sistêmica: assuntos de relacionamento, financeiro, doenças, emoções e o que mais estiver gerando desequilíbrio ou bloqueios na sua vida.
Ao olhar para uma questão na Constelação e trabalhar na sua harmonização, muitas crenças e padrões que fazem parte do sistema como um todo são liberados e substituídos por consciência que fortalece e apoia as suas escolhas de vida e felicidade.
- Agende a sua sessão de Constelação Familiar Online comigo!
Ho’oponopono
O Ho’oponopono é uma técnica havaiana e uma ferramenta poderosa de purificação, e de liberação de crenças, memórias e programas que têm gerado sentimentos de dor e sofrimento que nos prendem em uma sintonia negativa.
Com a prática do Ho’oponopono você se abre para uma nova forma de perceber e criar a sua realidade.
Liberando antigas bagagens que já não são úteis para o seu momento presente e estando mais consciente sobre como tem criado a sua realidade, você se torna capaz de integrar e reconhecer o seu real poder, força interior e propósito.
- Conheça mais sobre esta prática maravilhosa com o meu Curso completo de Ho’oponopono – O caminho para o Amor
Barras de Access
É uma técnica de limpeza de crenças e padrões limitantes, liberação de energias estagnadas e de expansão de consciência que promove desbloqueios mentais e emocionais.
As Barras de Access ™ são constituídas por 32 pontos na cabeça que ao serem tocados suavemente iniciam a liberação de pensamentos, ideias, atitudes, padrões, traumas, bloqueios e crenças limitadoras, promovendo a mudança de muitos aspectos do corpo e da sua vida.
Embora muitas pessoas procurem as barras como “Terapia Barras de Access”, o mais adequado é compreendê-la com uma ferramenta que nos ajuda a eliminar tudo que nos limita em vários aspectos da nossa vida.
A técnica está presente em mais de 170 países e já foi utilizada por mais de 30 mil pessoas apresentando resultados surpreendentes.
Procure um profissional habilitado perto de você, Barras de Access requer que o atendimento seja presencial.
Se você é da cidade de Araruama no Rio de Janeiro, agende a sua sessão comigo!
Libere suas crenças limitantes e crie a vida que você quer.
“Se essa coisa que parecia tão impossível era só uma limitação em sua mente, então que outras impossibilidades são também realmente possíveis.”
Anthony Robbins