Como ser positivo e otimista na vida? 5 passos!

Você já se perguntou “Como ser positivo em momentos difíceis”? Essa é uma dúvida bastante comum.
Estamos passando por um momento ímpar em nossas vidas. Adversidades, estresses, conflitos, polarizações ideológicas, dúvidas, insegurança e muito, mas muito medo.
Medo do futuro, medo de como será, medo de como ficaremos. Medo de como sairemos dessa. Fala-se em um “novo normal”. Mas qual era o “antigo normal”?
Temos passado por situações em nossas vidas que exigem forças, que nem sempre temos, competências, que ainda não desenvolvemos, habilidades, que ainda não praticamos e conhecimentos que ainda não adquirimos.
Tudo isso gera medo. Tudo isso gera insegurança. Tudo isso faz com que se crie uma “onda” de ansiedade. E a ansiedade é, tem termos simples, o excesso de preocupação com o futuro.
Para remediar, atenuar, aliviar e dividir essa tensão e medo que compartilho contigo algumas ideias para te ajudar neste momento delicado que estamos passando.
Então, aperte os cintos, sente-se ou acomode-se confortavelmente onde estiver e prepare-se para navegar por mares calmos, serenos e positivos. Conecte-se com a positividade que há em você.
Vamos lá?! Saudações Positivas, seja bem-vind@!
O que é positividade?

Foto: Ava Motive – Pexels | Capa: Anna Shvets
Podemos entender a positividade um comportamento, prática e ações positivas que as pessoas têm em suas atividades.
Ser positivo é compreender que mesmo em situações adversas há a possibilidade de ter um ensinamento, apreciar o belo e exercer o otimismo.
Somos condicionadas a polarizar e a qualificar os acontecimentos em nossas vidas. Quer um exemplo?
Você está dirigindo seu carro. O sinal de trânsito fica vermelho. Você não percebe que o veículo da frente parou e você colide. Ninguém se machuca. Mas há a dor de cabeça e os prejuízos materiais.
Pensa comigo: Você ter batido o carro é um fato positivo ou negativo?
Certeza de sua resposta?
O fato apenas é. Bom ou ruim é como você adjetiva e interpreta o acontecimento. Mas se pararmos para analisar este fato:
- O sinal ficou vermelho → você estava distraído → houve a colisão → ninguém se machucou.
Que reflexões podemos tirar desse fato?
- Será que este fato não pode ser olhado pela perspectiva de que você está vivendo o presente. Você está fisicamente em uma atividade, mas mentalmente longe?
- Como será que este fato pode ser usado no seu trabalho, casa e relacionamento? Eu estou vendo os sinais? Estou conectado com aquilo que preciso fazer?
Pessoas positivas costumam encarar os fatos e os acontecimentos com leveza, bom humor e resiliência. É uma boa oportunidade para que outra coisa aconteça, como por exemplo, revisar o carro, andar de carona, tirar a bicicleta da garagem e usá-la, usar transporte coletivo ou por aplicativo.
O poder da Positividade

Foto: nappy – Pexels
A positividade é uma força que faz com que nos conectemos com o que há de melhor em nosso ser. Ser positivo proporciona:
- Alegria e Bom humor
- Resiliência
- Esperança e fé
- Autoconhecimento
O Ministério da Saúde Adverte: ser positivo faz bem a saúde, proporciona emoções positivas, leveza, aumento da oxitocina, endorfina, dopamina e a serotonina e o mais importante: diminui o cortisol e o estresse.
Procure um terapeuta, como eu e outros colegas aqui do Guia Alma, e ajuste a dosagem de positividade em sua vida!
Positividade Tóxica x Saudável

Foto: Warren Wong
Atenção: tudo em excesso é tóxico.
Cuidado com a Síndrome de Pollyana em querer ver “tudo cor-de-rosa”. Ser positivo e ter atitudes positivas não significa negar os fatos ruins.
É necessário sentir e viver as emoções (raiva, tristeza, alegria e etc). Ser positivo é, mesmo sentindo a tristeza, manter otimismo e agir com fé.
Como ser positivo na vida? 5 passos para você seguir!

Foto: Yulia Rozanova – Pexels
Para aumentar seu bem-estar e fortalecer sua positividade ponha a metodologia PERMA em sua vida:
1. P – positive emotion – emoções positivas
As emoções positivas dizem respeito a “vida agradável”, pois estão associadas com aquilo que as pessoas sentem: prazer, entusiasmo, conforto e sensações afins.
Pratique ações que proporcione emoções positivas, como espalhar mensagens de positividade pela casa, escrever o diário da gratidão ou as bênçãos do dia – escreva três coisas que deram certas no seu dia e como você se sentiu.
2. E – engagement – engajamento
Engajamento diz respeito a se conectar com o momento presente e com aquilo que te proporciona prazer, desafio e interesse.
Ao se engajar em uma atividade você entra em um estado de fluxo (flow) que é quando você perde noção do tempo.
Evite a ociosidade e a mente vazia. Pratique uma atividade física, leia um livro, jogo um jogo de tabuleiro com amigos e familiares, jogue vídeo game ou pratique a meditação.
3. R – relationship – relacionamentos
Relacionamentos positivos. O ser humano tem a necessidade de pertencer a algum grupo a ser aceito e a de se relacionar. Cultive relacionamentos saudáveis.
Esteja perto e conviva com pessoas, pertença a um grupo e crie uma rede de suporte, apoio e networking. Não seja interesseiro.
Busco um relacionamento de mão dupla: doe atenção, carinho e afeto e se permita receber os mesmos sentimentos.
Evite pessoas tóxicas e negativas. Participe de atividades sociais, tais como igreja, grêmios, clubes, família. Pratique ações sociais e voluntárias, tais como asilos, creches ou orfanatos.
4. M – Meaning – significado ou propósito
O que faz você levantar todos os dias pela manhã? Qual legado você quer deixar para o mundo?
O significado e propósito de vida é aquilo que te motiva a continuar em uma jornada, mesmo quando há adversidades, pedras e obstáculos.
5. A – Accomplishment – realizações e conquistas
Diz respeito a olhar nossas ações, resultados, conquistas e celebrá-los. É um momento de conexão com nosso passado para nos recarregarmos e observamos que conseguimos resultados extraordinários e que é possível reviver esta emoção positiva e ter novos resultados.
Então, para o que está fazendo. Pegue seu celular e tire uma selfie. Olhe por 30 segundos para a foto.
Lembre-se de quem você é. Dos resultados que obteve. Agradeça a si, aos amigos, colegas e familiares que te apoiaram a chegar aonde chegou.
Você não é mais o mesmo. Você é um ser evoluído. Honre e agradeça sua existência e celebre cada resultado.
Ufa! Ainda estamos aqui firmes, fortes e positivos. E tudo bem passar por solavancos e altos e baixos, afinal, somos humanos e não super-homens ou mulheres maravilhas.
Agora, sabe o que pode fazer você evitar esses altos e baixos e manter uma constância?
É aceitar que as adversidades acontecem em nossas vidas e que está tudo bem passar por momentos não tão positivos, é praticar a gratidão, ser generoso e paciente consigo.f
Além disso, é olhar para a sua vida não com aquilo que falta ou que ainda não conquistou, mas sim olhar para o que já obteve.
E se tudo isso ainda assim fazer você oscilar, agende uma sessão de Terapia para percorrer os 5 pilares do bem-estar e positividade.