Abra seu coração: Cerimônia de Cannupa

Cannupa, Cachimbo Sagrado, Kitra
Um instrumento de reconexão
Da Terra ao Céu
Do Coração ao Espirito.
Índice
A Cannupa
A Cerimônia de “Cannupa”, “Chanupa”, ou Cachimbo Sagrado é um ritual de conexão entre os mundos material e espiritual, entre o corpo e o espírito. Um momento para parar e rezar, agradecer, curar e sobretudo focalizar seus reais propósitos de vida.
O Cachimbo sagrado, por representar a ligação entre a terra e o céu, o feminino e o masculino, o coração e o espírito, age como um amplificador e focalizador da oração, do rezo (pedido) repleto de verdadeira intenção.
A tradição da Cannupa
Nossos antepassados eram ensinados a oferecer suas orações, pedidos e gratidão ao pitar tabaco pois a fumaça se transforma nas palavras, sobe, toca tudo ao seu redor e se torna parte do todo potencializando o poder de manifestação do rezo.
Existem diversos tipos de cachimbos e diferentes usos para eles, tudo depende do costume, da tradição e da intenção. Há cachimbos de usos pessoais, outros familiares e ainda os cerimoniais. Os usados para cura, para purificação, para batismos, para rezas… A matéria prima utilizada na sua feitura e seus símbolos dependem das energias do universo que ser atrair.
Os portadores
Os portadores da “Cannupa” são preparados em rituais de passagem para receber os ensinamentos originais e a medicina do cachimbo sagrado e assim ter a permissão para conduzir cerimônias.
O tabaco
Uma planta nativa, de raízes profundas, originária dos Andes, usada desde sempre com finalidade terapêutica, religiosa e de lazer alimenta o Cachimbo Sagrado utilizado nas Cerimônias de Cannupa.
Atualmente, há uma grande negação ao tabaco, especialmente pela forma como é cultivado e por todos os prejuízos sociais inerentes a sua produção: trabalho escravo, alto quantidade de aditivos químicos, perspectiva industrial, danos à saúde, entre tantos outros. Entretanto, sua utilização dentro dos princípios originais é preservada e sagrada.
A Cerimônia de Cannupa
A Cerimônia é simples, profunda e inspiradora. A haste é conectada ao cachimbo, simbolizando a união entre o feminino e o masculino. O cachimbo é preenchido com tabaco, planta que penetra suas raízes profundamente no solo e eleva sua fumaça ao céu, e o fogo é ateado representando a energia vital do sol.
As quatro direções são honradas junto a mãe Terra, ao pai céu e ao grande espírito. As pessoas sentadas em círculo, recebem o cachimbo, agradecem, honram e se sentirem confortáveis pitam-o elevando suas preces ao céu.
Pitar o tabaco dentro do princípio original oportuniza uma experiência direta de reconexão do EU com o Criador.
Cerimônia de Cannupa com Sweet Medicine
Em janeiro de 2018, Sweet Medicine Nation, esteve em Curitiba conduzindo uma Linda Cerimônia de Cannupa com o propósito da abertura do Coração.
Esta Avó traz consigo o coração aberto do Caminho Vermelho e depois de anos de estudo e de ter passado por todos os ritos de passagem necessários para portar a “cannupa” foi abençoada e presenteada com a Kitra para abrir o coração das pessoas, o Centro do Coração, e facilitar o resgate do EU e da relação com o Grande Mistério.
Na cerimônia, só o fato de tocar o cachimbo e leva-lo ao coração manifesta a chave de reconexão e lembrança da compreensão original. É além do saber, além das palavras. É uma iniciação de Abertura!
“O mundo precisa de AMOR.”
Sweet Medicine Nation no Brasil
Sweet Medicine Nation é Mulher Medicina com mais de 35 anos de experiência facilitando vivências para tomada de consciência e reconexão profunda com a natureza, com o espírito, com as estrelas e com o sagrado. Anciã e portadora de conhecimentos nativos dos povos Chicksaw, Chocktaw e Lakota.
Sweet Medicine vem sempre ao Brasil trazendo vivências ancestrais para nossa reconexão. Acompanhe as novidades e participe!
Leia também:
- House of Flowers: reconexão com o Sagrado Feminino
- Propósito de vida: o questionamento
- Sincronicidade Cósmica