Campanha Outubro Rosa nas empresas: ideias, ações e palestras online!

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A campanha Outubro Rosa acontece anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.

É extremamente necessário existir ações voltadas para o tema, tendo em vista que, com exceção do câncer de pele, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil. Atente-se às pesquisas:

  • Nos últimos 40 anos, o câncer de mama aumentou seu índice de incidência em 40%, no Brasil (Global Burden of Disease — IHM/USA);
  • Para 2022 foram previstos mais de 66 mil novos casos de pacientes com câncer de mama no Brasil (INCA);
  • Em nível global, a quantidade de casos estimada, em 2020, foi de mais de 2 milhões (IARC).

Ações de conscientização e diagnóstico devem ser levadas, também, para dentro das empresas, para promover a saúde das colaboradoras.

O câncer de mama tem mais chances de ser tratado se a doença for descoberta de maneira precoce!

Então é fato que, o tema sendo abordado dentro das empresas, pode ajudar a desconstruir tabus ainda existentes e incentivar o autocuidado.

Nesse artigo vamos entender melhor sobre a campanha de Outubro Rosa nas empresas e o que pode ser feito.

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


O que é Outubro Rosa? Significado

O que é Outubro Rosa? Significado

Foto: wayhomestudio – Freepik

Vamos conhecer um pouco da história do Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa surgiu nos anos 80, criada por Nancy Brinker, irmã de Susan G. Komen. Susan foi vítima de câncer de mama e acabou falecendo em decorrência da doença.

Sua irmã, Nancy, decidiu fundar uma ONG, que veio a se chamar ONG Susan G. Komen for the Cure.

Nos anos 90 acontece a Corrida Pela Cura: na cidade de Nova York, durante o evento da corrida, a ONG de Nancy divulgou a sua campanha através da simbologia de um laço cor de rosa. Desde então, o laço acabou se popularizando em todo o mundo como símbolo da ação.

A partir de 1997, outras cidades iniciaram a medida de realizar ações direcionadas ao câncer de mama, como campanhas de conscientização e diagnóstico. Essas campanhas ficaram eternizadas como Outubro Rosa.

Entre os anos 1989 e 2016, estima-se que o resultado do trabalho da Fundação de Nancy reduziu as mortes advindas de câncer de mama em 40%.

No Brasil, foi em 2002 que a campanha tornou-se conhecida: neste ano, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de produtos de beleza europeia, decidiu decorar com luzes cor de rosa o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Desde então, anualmente ocorre a campanha Outubro Rosa em vários estados do país durante todo o mês de outubro, sendo o dia 19, mais especificamente, o dia mundial de combate ao câncer de mama.

A campanha de Outubro Rosa: importância nas empresas

A campanha de Outubro Rosa: importância nas empresas

Foto: Freepik

A importância de abordar o Outubro Rosa nas empresas advém de vários fatores, como:

  • Potencializar a urgência de ações para Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama;
  • Aproximar os colaboradores e conscientizar a equipe sobre a doença;
  • Incentivar ajuda e cuidados médicos, como check-up com ginecologista e mamografia;
  • Quebra tabus sobre a doença, onde qualquer caso da doença que vier a ocorrer na empresa não será enxergado com preconceito, pois haverá conhecimento;
  • Ajuda a dar coragem às mulheres que ainda sentem medo de realizar os exames e/ou consultas;
  • Reverbera a importância do acolhimento de pessoas ao redor e de terapia especializada durante o tratamento;
  • Empodera as mulheres que estão na luta contra o câncer de mama;
  • Conscientizar sobre a incorporação de hábitos saudáveis na rotina para manutenção da saúde;
  • Entre outros.

Inclusive, é preciso levar em consideração as mulheres no mercado de trabalho.

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve, em 2019, uma redução da desigualdade entre mulheres e homens no mundo corporativo, onde a participação das mulheres no mercado de trabalho era de 54,5%.

Com a pandemia, infelizmente, esse número reduziu: segundo pesquisa divulgada em junho de 2022 pelo IBGE, o número de mulheres trabalhadoras ocupadas reduziu 2,9% de 2019 para 2020, passando de 20,7 milhões para 20,1 milhões.

A mulheres representam quase 72% dos postos de trabalho assalariado que foram encerrados no ano inicial da pandemia.

Se ainda não há igualdade em participação ou salarial entre homens e mulheres nas empresas, que haja campanhas, para as mulheres que fazem parte de cargos na instituição, driblarem os conflitos internos e externos da luta contra o câncer de mama.

A campanha gera satisfação às colaboradoras que sentem a preocupação da empresa com a sua saúde, gerando valorização e motivação, já que estão inseridas em uma cultura organizacional que prega o respeito, investimento em qualidade de vida e suporte emocional e físico, através de saúde assistencial.

Além disso, empresas que apoiam a campanha Outubro Rosa tem um impacto positivo em sua imagem, transmitindo uma marca empregadora humanizada e socialmente responsável.

Outubro Rosa e Saúde Emocional

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Diversos estudos já mostraram como nossas emoções, crenças e pensamentos influenciam diretamente nossa saúde física!

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular (com Instituto Avon de 2012), que entrevistou mais de 1700 pessoas, detectou que:

  • 20% das mulheres viam o câncer de mama como incurável e 50% das mulheres preferiam não fazer os exames com regularidade com medo de descobrir algo.
  • 54% das mulheres, com histórico de câncer de mama, apontaram que fatores emocionais como tristeza, mágoa e rancor contribuíram para o surgimento da doença.

Dados que demonstram a importância de:

  • Falar sobre o tema de forma preventiva;
  • Mostrar que existe tratamento;
  • Incentivar o cuidado da saúde física, mas também emocional.

Outubro Rosa: 5 ideias de ações e palestras online

Ideias, ações e palestras online

Foto: Prostock-studio – Envato

Veja algumas ideias e dicas para criar ações para a sua empresa durante a campanha de Outubro Rosa!

1. Criar parceria com médicos e planos de saúde

Criar parceria com médicos

É importante ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim como o câncer de colo de útero, o câncer de mama tem mais chances de ser curado se for diagnosticado de forma precoce.

A empresa pode oferecer ações concretas, como:

  • Proporcionar um benefício para, sobretudo as colaboradoras, terem acesso a médicos e exames, como check-ups ginecológicos;
  • Buscar parceria com consultórios para oferecer exames e consultas online de forma gratuita ou com descontos;
  • Divulgar outras formas de prevenção ao câncer de mama, como o autoexame.

2. Fazer ações solidárias

Fazer ações solidárias

A campanha Outubro Rosa é um ótimo momento para oferecer recursos financeiros ou de apoio para instituições que contribuem com o tratamento das mulheres com câncer de mama.

Veja algumas ideias para Outubro Rosa:

  • Organização da equipe para levantar doações: fundos, alimentos, cabelos para perucas, entre outros recursos;
  • Promoção do engajamento das colaboradoras com a causa: elas podem ser consultadas para a escolha da instituição que receberá as doações;
  • Doação pela empresa: um bom incentivo pode ser a empresa doar 1 real a cada 1 real doado por um colaborador.

Dica: No site Femama é possível ver uma lista com a relação de ONGS por região do país. 🙂

3. Oferecer palestras de Outubro Rosa com especialistas

Planejar palestras com especialistas

Uma sugestão para Outubro Rosa: palestras e rodas de conversa sobre o tema para toda a equipe! Veja como:

  • Convide especialistas no assunto para palestrar sobre os tipos de prevenção, exames e tratamentos contra o câncer de mama;
  • Realize rodas de conversa com mulheres que estão lutando contra a doença e/ou que já conseguiram vencê-la;
  • Trazer médicas para darem outros exemplos de sintomas e autoexame;
  • Crie uma caixinha de perguntas: cada colaborador pode colocar, de forma anônima, uma pergunta dentro de uma caixinha. Posteriormente uma especialista é selecionada para explicar as respostas.

Tanto as rodas de conversa como as palestras podem acontecer de forma online, para quem faz parte do trabalho híbrido ou do remoto.

4. Outubro Rosa: endomarketing com materiais de divulgação

Outubro Rosa: endomarketing com materiais de divulgação

Informação é a melhor prevenção. Crie, para o Outubro Rosa, ações de endomarketing criativas para a sua equipe!

Podem ser enviados, de forma online, materiais de conscientização sobre o Outubro Rosa, tanto por e-mail como por grupos de conversa no canais de comunicação interna, redes sociais e outras formas de divulgação.

Sugestão para Outubro Rosa: mensagens sobre o tema, e-books, wallpapers, materiais informativos compartilháveis, peças gráficas etc.

Além de ajudar a divulgar a causa, é uma ótima forma de fortalecer a imagem da empresa.

Uma ação bem interessante que fizemos aqui no Guia da Alma para nossos clientes, foi criar ações para os meses coloridos, com palestras e práticas sobre cada tema, além de materiais de endormakerting como esse do link para falar sobre a Campanha de Outubro Rosa na empresa.

Sua empresa pode criar várias ações interessantes de endomarketing para o Outubro Rosa, Novembro Azul e muitos outros.

5. Outubro Rosa: atividades para o bem-estar da equipe

Outubro Rosa: atividades para o bem-estar da equipe

Uma opção de evento para Outubro Rosa: atividades de bem-estar online para as colaboradoras, com uma especialista! A atividade pode ser realizada em equipe, o que gera mais engajamento e diminui o estresse.

Algumas práticas que levamos até nossos clientes aqui no Guia da Alma são:

Gostou das dicas? Se você está buscando uma empresa parceira para fazer uma campanha de Outubro Rosa na empresa, com foco em Saúde Emocional, 

Conte com o Guia da Alma para te ajudar no Outubro Rosa 2022!

Somos a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Aqui sua empresa está em boas mãos.

“Numa mesma empresa encontramos todos os temas atuais que gostaríamos de trabalhar e com profissionais excelentes!” Isabela Naves, gerente de RH na I.Systems

Desde 2016 ajudamos empresas e colaboradores a atingir seu melhor nível de desenvolvimento pessoal e profissional!

“A palestra foi super dinâmica, trouxe conteúdo relevante, e ainda uma prática que foi um momento único. É uma forma muito eficiente de abordar a saúde mental com todos da organização, as palestras são ricas e as práticas são ótimas para aliviar as tensões do dia a dia” Bruno dos Santos, RH na MOVTI Solutions

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Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

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