Campanha Novembro Azul nas empresas: ideias, palestras e atividades!

Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

A Campanha Novembro Azul é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, com a intenção de alertar sobre essa doença. E também aconselhar homens que negligenciam a própria saúde, principalmente em relação a esta doença, que surge como um tabu envolto em medo e preconceitos.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2019:

  • 82% das mulheres consultaram médicos;
  • Contudo, apenas 69% dos homens consultaram médicos no mesmo ano.

Para conscientizar os homens durante essa campanha é necessário uma comunicação clara e cuidadosa.

Como realizar a campanha mesmo de forma remota? Qual o papel das empresas? Neste artigo eu te mostro!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


Campanha novembro azul: significado

Campanha novembro azul: significado

Foto: JoPanwatD – Envato

Segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em cada 9 homens terá câncer de próstata ao longo da vida, sendo, portanto, a segunda principal causa de morte de câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O mesmo relatório aponta que para cada ano de 2020 até 2022 os casos de câncer de próstata superarão 65 mil diagnosticados.

Devido a esse cenário, a campanha Novembro Azul surge com a intenção de conscientização.

Assim como a campanha Outubro Rosa, que coscientiza as mulheres sobre o câncer de mama, o Novembro Azul busca prevenir mais casos de câncer de próstata.

Novembro azul: como surgiu

Novembro azul: como surgiu

A campanha tem origem na Austrália, em 2003, sendo conhecido como Movember (união das palavras moustache [bigode, em inglês] e november [novembro, em inglês]).

O dia mundial de combate ao câncer de próstata é, oficialmente, em 17 de novembro. Contudo, para aumentar a conscientização, a campanha estende-se pelo mês inteiro.

No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008. Popularizando-se em 2014, quando o país iluminou, na cor azul, vários pontos turísticos, com a intenção de chamar atenção para o Novembro Azul.

Devido ao tabu relacionado ao câncer de próstata, principalmente em relação ao exame de toque na próstata, que é o método utilizado para diagnosticar o câncer, ainda é um grande desafio combater o preconceito em torno do tema.

Por isso a importância da campanha Novembro Azul em alertar homens sobre a necessidade de cuidar da saúde e irem ao médico com frequência.

Segundo pesquisa realizada pelo INCA, a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata.

Portanto, é preciso que a campanha seja ampliada e divulgada, inclusive nas empresas, para enfatizar o cuidado para a população masculina sobre esta causa tão sensível e crucial.

A campanha novembro azul nas empresas: papel e importância

A campanha novembro azul nas empresas: papel e importância

Foto: Freepik

A campanha Novembro Azul e Outubro Rosa são igualmente importantes, pois a empresa deve sempre cuidar da saúde do trabalhador, seja nos níveis físico, emocional e mental.

O autor Srikumar Rao afirma, em seu livro intitulado Felicidade no Trabalho, que passamos, ao longo de nossa vida, cerca de 90 mil horas dedicados ao trabalho. Eis, portanto, porque as empresas devem focar no bem-estar de seus colaboradores: é dedicado a elas que seus funcionários passam boa parte do tempo em vida.

Além disso, são durante essas campanhas de prevenção que o diálogo se expande dentro da empresa sobre outras doenças e seus tabus relacionados, apresentando esclarecimentos e incentivo para cuidado com a saúde.

Principalmente em relação aos homens, que ainda precisam quebrar o ciclo de preconceito e machismo em relação ao cuidado consigo e com o exame de prevenção.

Novembro Azul e saúde do homem

Novembro Azul e saúde do homem

Foto: Vladdeep – Envato

Quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, o tratamento torna-se mais fácil, com maior capacidade de recuperação. Por isso, é indicado que o exame de prevenção seja realizado a partir dos 40 anos de idade, pois o maior índice de óbito por essa doença é de homens acima de 50 anos.

A próstata é uma glândula que localiza-se na parte baixa do abdômen, em pessoas que nasceram com o corpo biologicamente masculino. Por isso, a campanha também deve se estender para alertar, além dos homens cis, mulheres transexuais (inclusive redesignadas) e travestis.

Torna-se preocupante quando essa glândula cresce de forma acelerada ao longo dos anos, podendo se espalhar, como um tumor, para os outros órgãos.

Em sua fase inicial, o crescimento é silencioso e muitas vezes sem sintomas, o que aumenta a necessidade do exame preventivo precoce.

Novembro azul: sintomas

Novembro azul: sintomas

Em fase avançada do quadro, podemos observar alguns sintomas:

  • Dificuldade ao urinar;
  • Vontade de urinar mais vezes ao longo do dia;
  • Cor escura na urina;
  • Dor ao ejacular;
  • Dor nos ossos;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

Novembro azul: cuidados

Novembro azul: cuidados

Além disso, vale salientar alguns pontos que influenciam no índice de câncer de próstata:

  • Hábitos alimentares (excesso de gordura no corpo aumenta o risco de desenvolver a doença);
  • Fatores genéticos;
  • Exposição a produtos como aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas;
  • Idade;
  • Tabagismo;
  • Entre outros.

Mesmo com a grande porcentagem de falecimentos relacionados ao câncer de próstata, um estudo realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem afirmou que os homens cis, de modo geral, cuidam pouco da própria saúde, onde:

  • Apenas 50% dos homens cis só vão ao médico quando possuem algum sintoma que atrapalha muito o dia a dia;
  • Na maioria dos casos eles só vão aos consultórios com doenças já em estado avançado, onde é preciso realizar a intervenção cirúrgica.

Já a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em pesquisa, revelou que:

  • 21% dos homens cis acreditam que o exame de próstata “não é coisa de homem“;
  • Homens cis com mais de 60 anos afirmam não achar o exame relevante.

Eis, pois, dados gritantes que afirmam que o machismo, literalmente, mata, não apenas mulheres, mas também os próprios homens cis.

Além disso, a saúde física está totalmente relacionada com a saúde mental e emocional, então cuidar desse ponto também é importante.

6 atividades, palestras e ideias para o novembro azul

6 atividades, palestras e ideias para o novembro azul

Foto: ijeab – Envato

Agora que você já sabe da importância da campanha, te darei dicas para Novembro Azul com palestras e atividades para realizar essa campanha no trabalho híbrido e remoto!

1. Realizar palestras de forma online

1. Realizar palestras de forma online

Podem ser convidados palestrantes especialistas no tema para fazer uma live para a equipe de colaboradores.

Na palestra podem estar contidas informações seguras e relevantes sobre a doença, abrindo espaço para resolução de dúvidas sobre o tema.

Os convidados para palestrar podem ser, além de médicos, terapeutas: convidar alguém da área de saúde mental pode ser interessante para refletir sobre os tabus relacionados à doença, assim como inseguranças e outras questões derivadas.

O cuidado com o Novembro Azul e demais campanhas direcionadas à saúde precisa estar agregado à cultura organizacional da empresa, sendo este um esforço importante que beneficia não apenas os colaboradores, mas também os seus familiares e a própria empresa.

Entre e contato com o Guia da Alma e veja como podemos melhorar a Saúde Mental da sua empresa. 

2. Novembro Azul: ideias criativas para ações de endomarketing

2. Novembro Azul: ideias criativas para ações de endomarketing

Podem ser realizadas ações de endomarketing criativas por e-mail e outros canais de comunicação, apresentando cartilhas com informações relevantes sobre a doença, assim como a divulgação pode acontecer por meio de canais que todos tenham em comum, como redes sociais (linkedin, slack, instagram, entre outros).

Também é possível fazer ações como:

  • Envio de Press Kit para cada funcionário, com canecas personalizadas e almofadas;
  • Ações coletivas, como: dia em que todos vestem azul e usam bigodes;
  • Envio de eBooks, wallpapers, materiais informativos compartilháveis, peças gráficas, frases para novembro azul etc.

Além disso, podem ser enviados banners com a temática de Novembro Azul já pronta, para compartilhar com os funcionários!

3. Promover rodas de diálogo

Será que alguém da sua empresa já teve câncer de próstata ou conhece alguém que já passou por esse problema?

Compartilhar histórias reais de pessoas que já passaram por essa doença pode ser importante para mostrar a necessidade de cuidar da própria saúde.

Além disso, conversar com outras pessoas sobre o tema estimula a curiosidade e esclarece maiores dúvidas sobre o assunto.

Rodas de conversa também podem ser ótimos momentos de integração da equipe, acolhimento e troca de ideias.

4. Incentivar hábitos saudáveis entre a sua equipe

4. Incentivar hábitos saudáveis entre a sua equipe

Aproveite a campanha Novembro Azul para fomentar a necessidade de implementar atividades físicas no dia a dia de cada colaborador!

Também podem ser realizadas competições online, como a Corrida Virtual: O atleta escolhe, de forma online, qual prova deseja participar, realiza a sua inscrição e corre a distância desejada no dia e horário que achar conveniente.

Depois é só enviar o comprovante para os organizadores e pode receber uma medalha em casa. Que tal promover essa competição com o seu time de funcionários?

Além disso, existem várias formas de cuidar da saúde física, como:

  • Yoga laboral;
  • Ginástica laboral;
  • Stress releaf (que une alongamento físico com meditação);
  • Entre outros.

Forneça esses benefícios para a sua equipe: todos podem ser realizados de forma online, com terapeutas certificados!

5. Fazer ações solidárias

5. Fazer ações solidárias

É possível realizar campanhas solidárias em plataformas online de arrecadação de bens e recursos financeiros.

Uma sugestão pode ser o Portal Bora Doar, que fornece possibilidades para doação destinada a projetos em comunidades e serviços de saúde. O valor cai diretamente na conta do projeto selecionado pelo doador.

Além disso, pode haver o engajamento dos colaboradores com a causa, onde todos podem se reunir para escolher uma instituição que receberá as doações.

A empresa também pode participar, doando 1 real a cada 1 real doado por cada funcionário.

6. Fornecer benefícios em terapias

6. Fornecer benefícios em terapias

Acompanhamento terapêutico é essencial para que os homens cis possam tratar as questões relacionadas à insegurança e preconceito, que transformam o cuidado preventivo do câncer de próstata em tabu.

Entre e contato com o Guia da Alma e veja como podemos melhorar a Saúde Mental da sua empresa. 

5/5 - (1 voto)

Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

AGENDAR!